quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

PERA VALOR NUTRICIONAL

Os 3 principais benefícios da pera para a saúde são melhorar a prisão de ventre, perder peso e controlar a diabetes, pois a pera é uma fruta rica em fibras e tem baixo índice glicêmico, melhorando o funcionamento do intestino e reduzindo o apetite, especialmente quando consumida antes das refeições.
A pera é de fácil digestão, sendo muito prática para levar para o trabalho ou para a escola e é indicada para todas as idades pode ser consumida crua, assada ou cozida.
Esta fruta é ótima para a saúde já que é rica em minerais como potássio ou fósforo, magnésio, antioxidantes e vitaminas como A, B e C. Desta, forma os 5 benefícios da pera para saúde incluem:
Benefícios da pera para a saúde
Benefícios da pera para a saúde

1. Controlar a diabetes e a pressão alta

Esta fruta é uma ótima fruta para quem tem diabetes porque aumenta pouco o açúcar no sangue já que tem baixo índice glicêmico.
Além disso, a pera têm propriedades vasodilatadores, porque é rica em potássio, que ajuda a prevenir a pressão alta, evitando também problemas cardíacos, como trombose ou AVC.

2. Tratar a prisão de ventre

A pera principalmente quando é comida com a casca, ajuda a regular o intestino, combatendo a prisão de ventre pois é rica em fibras, além de estimular a libertação de sucos gástricos e digestivos o que faz com que a comida se mova mais lentamente no intestino, melhorando o seu funcionamento.

3. Fortalecer o sistema imune

Esta fruta contém antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres que se acumulam no organismo, porque é rica em vitaminas A e C e flavonoides, como o betacaroteno, luteína e zeaxantina, contribuindo para a prevenção do câncer do estômago e intestino e reduzindo os efeitos do envelhecimento na pele, como rugas e manchas escuras.
Além disso, contribui para a produção de glóbulos brancos, que são responsáveis por proteger o organismo, ajudando a evitar inflamações, como grite, artrite ou gota, por exemplo.

4. Fortalecer os ossos

A pera é rica em minerais como magnésio, manganês, fósforo, cálcio e cobre, contribuindo para a redução da perda de mineral ósseo e evitando problemas como osteoporose.

5. Ajudar a emagrecer

A pera ajuda a perder peso porque é uma fruta com poucas calorias, sendo que geralmente, uma pera de 100g tem cerca de 50 calorias.
Além disso, a pera tem fibras que diminuem o apetite e tem efeito diurético o que diminui o inchaço do corpo e para o aspeto mais delgado.
A pera é uma boa fruta para oferecer às crianças quando começam a ingerir alimentos sólidos, principalmente a partir dos 6 meses em forma de suco ou puré porque é uma fruta que normalmente não provoca alergia.
Além disso, a pera é de fácil digestão, ajudando a recuperar de uma intoxicação alimentar, principalmente quando há vômitos.

Principais tipos de peras

Existem muitos tipos de peras, sendo as mais consumidas no Brasil:
  • Pera Willians - que é dura e ligeiramente ácida, sendo indicada para cozer sem se desmanchar;
  • Pera-d'água - possui uma polpa delicada;
  • Pera-de-pé-curto - é redonda e parecida com a maçã;
  • Pera d’Anjou - é pequena e verde;
  • Pera red - tem esse nome por ter a casca vermelha e é muito suculenta.
A pera pode ser comida crua com casca, fazer suco ou polpa de fruta, além de poder ser usada para fazer doce, tartes ou bolos.

Informação nutricional da pera

Segue-se uma tabela com a composição da pera crua, cozida e em conserva.
ComponentesPera cruaPera cozidaPera em conserva
Energia41 calorias35 calorias116 calorias
Água85,1 g89,5 g68,4 g
Proteínas0,3 g0,3 g0,2 g
Gorduras0,4 g0,4 g0,3 g
Carboidratos9,4 g7,8 g28,9 g
Fibras2,2 g1,8 g1,0 g
Vitamina C3,0 mg1,0 mg1,0 mg
Ácido fólico2,0 mcg1,0 mcg2,0 mcg
Potássio150 mg93 mg79 mg
Cálcio9,0 mg9,0 mg12 mg
Zinco0,2 mg0,2 mg0,1 mg
Estes valores são a média encontrada em 5 variedades de pera e, embora a pera não seja um alimento rico em cálcio, é uma fruta com mais cálcio do que a maçã e pode ser consumida frequentemente, aumentando assim o valor nutricional da alimentação do bebê, da criança e do adulto.





Fonte: Tua saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário