domingo, 17 de março de 2019

CALCITA

CALCITA








Figura 01 - Calcita de diversas cores
    
           Na mineralogia as propriedades dos minerais podem ser descritas de duas formas: análise de suas propriedades físicas bem como suas particularidades de caráter químico, para alguns apenas a observação meramente macroscópica já é o suficiente para identificarmos as primeiras propriedades ao passo que, em relação a outros, somente uma análise laboratorial nos trará maiores resultados.
          Nesse contexto o presente tópico visa destacar as peculiaridades do mineral Calcita, tanto físicas como químicas, além de sua ocorrência, seus usos e etc..
            A Calcita é classificada como um carbonato, logo apresenta em sua fórmula o ânion CO32-, é sabido que os minerais que possuem carbonatos, quando reagidos com ácidos formam o CO2 produzindo um efeito efervescente, e se constituindo numa espécie quimicamente mais estável que a anterior.
           
  A seguir apresentamos separadamente os pormenores da calcita.

Nome “Mineral”: calcita

Nome “Químico”: carbonato de cálcio

Fórmula Química: CaCO3

Composição: 53,0% CaO , 44,0% CO2

Cristalografia: trigonal --- Hexagonal escalenoédrica

Propriedades Ópticas: uniaxial negativo

Hábito Cristalino: prismático, romboédrico ou escalenoédrico

Clivagem: 3 direções de clivagem proeminentes com ângulo de 74º55', originando formas romboédricas (losango)

Fratura: irregular, ao longo das lamelas de geminação segundo {01-12}

Transparência: transparente a translúcido

Tenacidade: friável

Dureza: 3 (Escala de Mohs)

Traço:branco

Densidade Relativa: 2,72 g/cm3

Brilho: vítreo a terroso

Cor: usualmente branco ou incolor, cinza, vermelho, verde, azul e amarelo. Apresentando traços de impureza podemos notar cores que partem do castanho ao preto

               Os lugares onde encontramos a calcita são comuns e bastantes distribuídos ao longo da superfície terrestre, peculiares por seu amplo maciço de rochas sedimentares, nas suas ocorrências é o único material sobressalente em por exemplo certos calcários.
            A calcita é amplamente empregada no ramo da construção civil no que diz respeito à fabricação de cimentos e cal para argamassa, já no ramo da agronomia este mineral, por possuir caráter alcalino, atua como regulador de Ph em solos ácidos, além disso está presente também na indústria da fabricação de papel bem como na indústria do plástico como enchimento dado forma.
Figura 03 - Aplicação de cal no solo

Figura 04 - Argamassa


Fonte: CPRM

Nenhum comentário:

Postar um comentário