O que é a Ervilha?
A ervilha cujo nome científico é Pisum sativum L. é uma leguminosa pertencente a família Fabaceae, a mesma de alimentos como a fava, feijões, lentilhas, grão-de-bico, vagem, etc., além disso, essa leguminosa é nativa da Ásia Ocidental, contudo ela também se espalhou para outros lugares como Índia e para o continente europeu.
A planta de ervilha não gosta de climas tropicais com temperaturas elevadas, sendo que seu desenvolvimento é mais eficaz em climas frios, já que ela é uma leguminosa de inverno. Portanto, aqui no Brasil o cultivo de ervilhas é mais comum nas regiões Sul e cerrado do Brasil, pois nesse ambiente as ervilhas se desenvolvem melhor.
Somado a isto, aqui no Brasil as ervilhas são comercializadas de duas formas secas e verdes. Se você for ao mercado é bem provável que encontre a ervilha seca sendo comercializada seca ou reidratada, já as verdes são as mais vendidas por serem utilizadas em muitas preparações, principalmente em saladas ou pratos frios. Além disso, as ervilhas verdes podem ser mantidas em conserva ou congeladas.
Além disso, essa leguminosa é muito rica em propriedades nutricionais benéficas a saúde, entre os principais nutrientes que podemos encontrar na ervilha o destaque vai para as Vitaminas A, B, C, e para os minerais cobre, cálcio, fósforo, ferro e potássio. Sendo que devido seus muitos nutriente as ervilhas possuem algumas propriedades medicinais, tais como propriedade anti-inflamatória, antirreumática, antibiótica, combate viroses, atua no tratamento de cálculos renais e ainda age reduzindo o pressão arterial.
A ervilha ainda conta com propriedades antioxidantes e a presença de mais componentes benéficos a saúde, além disso, essa rica maravilha da natureza faz parte da alimentação humana desde o século XVIII, sendo que é conhecida por quem a cultiva como o ouro verde da produção agrícola.
Valor Nutricional da Ervilha:
A Ervilha é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas de Ervilhas.
- Valor energético 88.1kcal;
- Carboidratos 14,2g;
- Proteínas 7,5g;
- Gorduras monoinsaturadas 0,1g;
- Gorduras poli-insaturadas 0,3g;
- Fibra alimentar 9,7g;
- Fibras solúveis 0,1g;
- Cálcio 24,4mg;
- Vitamina C 12,4mg;
- Piridoxina B6 0,1mg;
- Manganês 0,4mg;
- Magnésio 41,8mg;
- Lipídios 0,5g;
- Fósforo 152,0mg;
- Ferro 1,4mg;
- Potássio 311,0mg;
- Cobre 0,2ug;
- Zinco 1,2mg;
- Niacina 1,2mg;
- Tiamina B1 0,3mg;
- Riboflavina B2 0,1mg.
Benefícios da Ervilha:
Conheça os principais benefícios da ervilha para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
É Anti-inflamatória:
Esse ouro verde da natureza é rico em antioxidantes capazes de neutralizar a ação dos radicais livres no organismo, que são os grandes responsáveis pelo desenvolvimento de processos inflamatórios no organismo. Sendo que os principais antioxidantes encontrados em ervilhas são os flavonóides carotenoides, ácidos fenólicos e polifenóis.
Contra o Câncer:
A ação oxidativa dos radicais livres combatem o desenvolvimento e multiplicação das células cancerosos, os antioxidantes responsáveis por esse processo são fitonutrientes como os polifenóis.
Para o Emagrecimento:
Se você que incluir somente alimentos que possam auxiliar na sua dieta de perda de peso em sua alimentação, saiba que a ervilha é rica em fibra, de baixo valor calórico e glicêmico e ainda possui antioxidantes. Portanto é o alimento perfeito para englobar uma dieta de perda de peso.
Reduz a Glicêmia:
As ervilhas possuem dois componentes essenciais para o controle glicêmico a proteína e as fibras, esses componentes retardam a absorção de açúcares no sangue.
Fonte de Energia:
Um dos principais sintomas da anemia é a sensação de fraqueza e falta de energia, a ervilha, por ser rica em ferro, fornece energia para o corpo por combater a anemia.
Controla a Obesidade:
como dito interiormente, a hortaliça pode auxiliar no processo de emagrecimento, isso porque ela contém fibras que controlam o apetite. Além disso, as ervilhas não possuem uma quantidade de calorias que possam interferir na sua dieta, e devido a presença de fibras ela ainda lhe fornecerá saciedade impedindo assim, que você consuma grandes quantidades de calorias.
Saúde do Coração:
As fibras não atuam somente favorecendo a saúde do intestino, elas também ajudam na remoção do colesterol LDL do sangue e impede que esse seja absorvido pelo organismo, pois sabe-se que o excesso de colesterol LDL e de triglicerídeos podem levar a formação de placas de ateroma e a uma futura aterosclerose.
Somado a isto, as ervilhas possuem boas quantidades de potássio responsável pelo controle do sódio no organismo e pelo funcionamento adequado do sangue. Esses fatores irão proteger o coração de problemas como hipertensão, AVC, ataques cardíacos, derrames e aterosclerose.
Constipação Intestinal:
a prisão de ventre ou constipação intestinal causam bastante desconforto na vida das pessoas que sofrem com esse problema. Para solucionar esse problema são essenciais dois fatores uma dieta rica em fibras e o consumo de água frequente. As ervilhas possuem boas quantidades de fibras, por isso são adequadas para quem sofre desse problema.
Saúde da Visão:
as ervilhas possuem dois componentes relevantes para a saúde dos olhos a luteína e a vitamina A, ambas previnem muitas enfermidades oculares, tais como a cegueira noturna, degeneração macular, catarata, etc. , portanto acrescente logo esse alimento cheio de beneficio a sa dieta.
Contra a Depressão:
as ervilhas além dos efeitos antioxidantes já citados, também possui nutrientes que promovem o bem-estar, como a presença de vitaminas do complexo B.
Para Diabéticos:
O consumo dessa leguminosa também pode favorecer pessoas com diabetes, pois as ervilhas possuem boas quantidades de fibras dietética, que ajudam a retardar a absorção de açúcares na corrente sanguínea. Além disso, a ervilha contém propriedades antioxidantes devido a presença da vitamina C e E, e também possui propriedades anti-inflamatória, devido a presença de pisumsaponins 1 e 2 e pisomosides. tudo isso contribui para a prevenção e controle do diabetes.
Para Pele:
Rica em propriedades antioxidantes como a vitaminas C, as ervilhas melhoram a saúde da pele de quem a consome, pois a vitamina C além de atuar no combate dos radicais livres que causam o envelhecimento precoce, também participa da produção de colágeno, proteína essencial para a manutenção da elasticidade e rigidez da pele.
Fonte: Horta em casa
Nenhum comentário:
Postar um comentário