Turmalina
Turmalina é o nome pelo qual conhecemos um grupo de cristais, dos quais o mais conhecido é a Turmalina Negra. No entanto, o grupo das Turmalinas apresenta uma das maiores gamas de cores do reino mineral.

História e curiosidades da Turmalina

O nome Turmalina tem a sua origem na palavra Turamali que em Cingalês significa “pedra de cores variadas”
Desde tempos antigos, os Gregos e os Romanos conheciam e utilizavam a Turmalina; Plinio o Velho, na sua História Natural, escreveu sobre ela e a chamou Lincurum – pedra do Lince.
Foi no século XVII que começaram a chegar às corte da Europa grandes quantidades de Turmalina Verde proveniente do Brasil. Davam-lhe o nome de Esmeralda Brasileira, pela sua semelhança de cor com as verdadeiras Esmeraldas.
Em meados do século XIX a Turmalina Negra foi utilizada na Inglaterra Victoriana para as joias de luto. Também nos finais do mesmo século, o famoso artista René Lalique optou por utilizar nas suas requintadas peças Turmalina, escolhendo algumas das suas variedades de cores mais vibrantes.
Algumas das propriedades que caraterizam as Turmalinas, revelam-se quando a aquecemos (piroeletricidade), ou quando exercemos pressão nela (piezoeletricidade). A Turmalina carrega-se eletricamente, e por ficarem polarizados, os seus extremos atuam como um íman que atrai pequenos e leves objetos.
No século XVIII a Turmalina tornou-se muito popular, quando os marinheiros holandeses utilizavam esta pedra para retirar as cinzas dos seus cachimbos. Rapidamente, esta prática utilização, foi adotada pelo resto da população fumadora.

Turmalina

Identificação

A composição química das Turmalinas é muito complexa. Basicamente trata-se de um silicato com compostos de Alumínio, Boro, Manganeso, Ferro, Sódio, Potássio e Lítio, entre outros, dependendo das cores e propriedades.
É um cristal birrefringente, pois tem dois índices de refração.
A sua dureza está entre 7 e 7,5 na escala Mohs.


As diferentes Turmalinas

Existe uma grande variedade de Turmalinas, entre as mais conhecidas encontramos:
Acroite que é a Turmalina transparente, sem cor.
Rubelites são Turmalinas de cor rosa ou vermelha. Esta variedade é das que alcança preços mais elevados no mercado, sobretudo as vermelhas de cor intensa e sem inclusões.
Verdelite é uma Turmalina verde. Se encontra uma “Esmeralda Brasileira” confirme se na realidade não é uma Verdelite.
Indicolite é a de cor azul, do claro ao escuro, a exceção da Turmalina Paraíba que é de um azul turquesa intenso.
Dravite é a Turmalina amarela escura e castanha
Schorl é a Turmalina Negra, provavelmente a mais conhecida hoje em dia.
Turmalina Melancia é uma variedade rara e de elevado valor, com uma caraterística das Turmalinas que é a policromia. Um só cristal pode ter duas ou mais cores diferentes. A Melancia, como o nome indica, é um cristal com o centro rosa e o borde exterior verde. Normalmente este cristal é lapidado em lâminas, para mostrar este efeito de fatia de melancia. As mais especiais tem também um fino anel branco na transição entre as duas cores principais.

Turmalina

Propriedades energéticas da Turmalina

Em termos energéticos cada turmalina possui propriedades específicas. Existe no entanto uma características comum a todas elas, é a de ser um cristal de proteção. Atua como que criando um escudo energético que envolve o seu portador.

Schorl ou Turmalina Negra

Esta é a variedade mais utilizada em termos energéticos. Pela sua elevada capacidade de absorção, este cristal protege de todas as energias negativas. Poderá obter mais informação, num artigo especial dedicado à Turmalina Negra que publicaremos brevemente.

Verdelite ou Turmalina Verde

Fortalece o coração e o sistema circulatório geral do corpo, incluindo também o sistema linfático. Ajuda aos fluidos e a eliminação de toxinas. Atrai felicidade e alegria através da captação de energias positivas. Em meditação ajuda a conectar com a profunda energia protetora de Gaia, a Mãe Terra.


Rubelite ou Turmalina Rosa / Vermelha

Canaliza e predispõem à aceitação do Amor. É um cristal muito equilibrado que nos ensina a fugir dos extremos. Possui uma energia extraordinariamente positiva. A sua utilização proporciona a força necessária para evitar relacionamentos tóxicos. Emocionalmente, aconchega e dá-nos força em momentos difíceis.

Acroíte ou Turmalina sem cor

É um cristal que não é fácil de encontrar. As suas energias ressoam com o chakra coroa, e como todas as Turmalinas, é um grande canalizador de espiritualidade, intuição e sabedoria universal. Protege as nossas fontes de conhecimento.

Dravite ou Turmalina Castanha

Do amarelo escuro até ao castanho escuro, a Turmalina é chamada Dravite. É um cristal extracorpóreo que é muito útil para limpar e purificar a aura. Para aqueles momentos em que sentimos que atraímos dificuldades, a Dravite é de grande ajuda para limpar os obstáculos e devolver-nos ao nosso caminho de vida.

Indicolite ou Turmalina Azul

Espiritualmente este é um cristal que proporciona luz e claridade, originando ao mesmo tempo calma e paz. Ajuda a manter a família unida e favorece a resolução de conflitos.

Turmalina Melancia

É indicada para equilibrar as polaridades do nosso corpo, as forças Yin e Yang. É um cristal associado ao chakra do coração. Sendo naturalmente um cristal de limpeza e regeneração que se atua sobre as duas frequências do 4º chakra. Compaixão, equilíbrio e saúde, são palavras-chave quando nos referimos a esta gema. Harmoniza as emoções, “secando” o seu excesso, e devolvendo o amor à alma.

Fonte: Portal Do Geologo