Encontrado o maior diamante da América do Norte numa mina do Canadá
Uma companhia de mineração do Canadá encontrou o maior diamante da América do Norte. A pedra preciosa tem 552 quilates.
A empresa Dominion Diamond Mines anunciou que a descoberta “inesperada” aconteceu em outubro na mina de diamantes de Diavik, no noroeste do Canadá, especificamente a 215 quilómetros ao sul do Círculo Polar Ártico.
Esta descoberta “excede em muito o recorde da maior pedra da América do Norte”, que, até agora, pertencia ao Foxfire, um diamante de 187,7 quilates com 2 mil milhões de anos. O Foxfire, também descoberto, em 2015, na mina de Diavik foi exposto em museus em todo o mundo.
Kyle Washington, presidente da Dominion Diamond Mines e proprietário de 40% da mina de Diavik, disse em um comunicado que esta última descoberta agora “está no topo da lista” dos diamantes. “A cor e a textura do diamante são um exemplo único da jornada que os diamantes naturais tomam desde a sua formação até os encontrarmos”, observou.
A pedra, que mede 33,74 por 54,56 milímetros, não será vendida na sua forma atual, mas será cortada e polida nas próximas semanas.
“O tamanho e a natureza altamente técnica desta pedra significa que apenas alguns especialistas em todo do mundo está qualificado para polir o diamante, o que garante que a beleza, a cor e o brilho da pedra sejam maximizados”, disse a empresa.
Ainda não há estimativas sobre o valor da pedra, mas Washington observou que o Foxfire – que foi cortado em dois brincos em forma de pera – foi recentemente leiloado por 1,5 milhões de dólares – o equivalente a 1,3 milhões de euros.
ZAP // BBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário