Luiz Barsi: 5 dicas para montar uma carteira de ações para toda a vida
Uma carteira de ações previdenciária foi a meta número um do investidor bilionário brasileiro Luiz Barsi Filho.
Mas afinal, como perseguir um programa que possa conduzir sua vida financeira ao sucesso também a longo prazo?
Com base no estilo Barsi de investir, o Money Times criou 5 dicas de como montar uma carteira de ações para a vida toda, confira:
1) Ações: um bom negócio!
Aceite. Aplicar em ações configura um bom negócio para sua vida financeira, um caminho para o futuro. Apesar de pouco popular no Brasil, o mercado financeiro tem um forte poder de transformação, principalmente para apostas de longo prazo.
2) Faça uma meta pessoal clara
Avalie quais os recursos disponíveis para investimentos em ações e defina quanto você precisará para se aposentar com tranquilidade. Com base nesse cálculo, você buscará papeis com o seu perfil de risco e traçará um período ideal para o retorno deste investimento.
3) Se informe e veja seu patrimônio crescer
Se aposentar com uma renda consistente não é fácil. Para acertar nas melhores opções de investimentos e ações é preciso avaliar e acompanhar o andamento e os resultados das empresas mais promissoras e sustentáveis.
4) Como avaliar uma ação?
A decisão de compra de determinada ação depende de um contexto extenso de fatores, principalmente dos números da companhia e das condições econômicas externas.
Para Barsi, é importante entender a posição da emercado da empresa. Ou seja, questões como onde a companhia está situada? Qual o desempenho do setor em questão? O controlador tem compromisso com a empresa? Ela tem histórico de contribuições?
Desenhe uma trajetória da empresa para que você possa avaliar se aquele papel é interessante para a sua carteira de aposentadoria.
5) E quando de desfazer de determinada ação?
Mesmo em uma carteira previdenciária é comum a mudança de alguns papeis. Quando determinado dividendo se mostra aquém do esperado e outras ações se destacam, você deve adaptar seu portfólio.
Neste sentido, a diferença entre o estilo do bilionário e os demais gestores é que provavelmente o Barsi irá se desfazer de parte dessas ações e não da totalidade. Fique atento e faça uma troca balanceada.
Fonte: MONEY TIMES
Nenhum comentário:
Postar um comentário