quinta-feira, 27 de junho de 2019

BRONZE

A mistura dos metais cobre e estanho cria o bronze. O bronze, como outras combinações de metais, é chamado de liga. Ele é mais duro e mais forte que o cobre, além de não se desgastar com tanta facilidade quanto o cobre ou o estanho. Por essas razões, é frequentemente usado para fazer ferramentas e maquinário. Também é usado na fabricação de aparelhagem elétrica, molas, trancas e moedas. Desde a Antiguidade, é o metal mais popular para fazer estátuas e outros objetos artísticos.

Como se obtém o bronze 

O bronze é feito acrescentando-se uma pequena quantidade de estanho derretido a uma quantidade maior de cobre derretido. Podem-se também acrescentar outros metais, caso se deseje obter ligas mais adequadas a determinados usos. Por exemplo, acrescentando-se um pouquinho de chumbo ao cobre e ao estanho, o bronze se torna escorregadio. Esse tipo de bronze é usado para fazer peças de máquina que deslizam umas contra as outras.

O trabalho com o bronze 

O bronze é um excelente material para fazer estátuas, sinos e outros objetos artísticos. Depois que o bronze derretido é despejado em um molde e começa a esfriar, ele se expande. À medida que se expande, preenche todos os detalhes do molde. Quando esfria mais e endurece, ele encolhe um pouquinho, o que facilita a retirada do objeto final de seu molde. O bronze também muda de cor quando exposto ao ar e à água. Esse efeito, chamado de pátina, é muito bonito.

História 

Os seres humanos descobriram há mais de 5 mil anos como se faz bronze. Essa descoberta permitiu aos povos da Antiguidade fabricar ferramentas e armas mais fortes e mais duradouras que as anteriores. Esses avanços foram tão importantes que o período antigo da produção de bronze veio a ser chamado de Idade do Bronze. Posteriormente se começou a usar essa liga para fazer estátuas, sinos de igreja, portas, arcos e muitos outros objetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário