Recursos minerais do Brasil
O Brasil é um país cheio de riquezas culturais, naturais e minerais. Entre os minérios com maior notoriedade no país estão nióbio, ferro, alumínio e níquel.
Mas, antes de entrar no assunto dos recursos minerais do Brasil, vale sublinhar a distinção entre os termos:
Enquanto o mineral é uma substância natural da crosta terrestre, homogênea e cuja composição é inorgânica e quimicamente delimitada, os minerais são minérios com alto valor de comercialização.
Recursos minerais do Brasil
No cenário nacional, destacam-se como minerais metálicos: o ferro, o manganês e a bauxita. Deles, é a responsabilidade pelo alicerce da indústria mineradora nacional. Também há espaço, ainda que em menor volume, para o ouro, o cobre e o nióbio.
- Petróleo: Reservas na Bacia de Campos e Bacia do Espírito Santo (litoral sudeste) e Bacia de Santos.
- Carvão Mineral: Reservas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
- Diamante: Reservas na Bahia, no Mato Groso, em Minas Gerais e Paraná.
- Minério de Ferro: Reservas em Maciço de Urucum (oeste do Mato Grosso do Sul), no Quadrilátero Ferrífero (sul de Minas Gerais) e na Serra dos Carajás (centro do Pará).
- Bauxita: Reservas em Jari (Amapá), na Serra dos Carajás (centro do Pará) e na vale do rio Trombetas (oeste do Pará).
- Cobre: Reservas na Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais e na Serra dos Carajás (centro do Pará).
- Estanho: Reservas em Amazonas, na Província Estanífera (Rondônia) e em Rondônia.
- Manganês: Reservas em Maciço de Urucum (oeste do Mato Grosso do Sul), na Serra dos Carajás (centro do Pará) e Serra do Navio (Amapá).
- Níquel: Reservas em Goiás, Minas Gerais e na Serra dos Carajás (centro do Pará).
- Ouro: Reservas em Alagoas, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Serra dos Carajás (centro do Pará).
- Nióbio: Reservas em Amazonas, Goiás, Minas Gerais e Rondônia.
Estados com maior produção
Sete são os estados brasileiros com maior produção de minérios, sendo eles:
- Minas Gerais
- Pará
- Goiás
- São Paulo
- Bahia
- Mato Grosso
- Sergipe
Destaques da mineração brasileira
Vale mencionar que a mineração possui notoriedade na economia brasileira, principalmente no que tange às exportações, como as de nióbio, minério de ferro, manganês e bauxita.
No que se refere as reservas mundiais, a nação possui as maiores reservas de nióbio, representando cerca de 90% do planeta.
Também é do Brasil mais que 50% das reservas de barita e grafita natural. Ademais, o níquel, estanho e ferro são outros minérios significativos.
Desse modo, os mais representativos são:
- Nióbio (maior produtor mundial)
- Minérios de ferro
- Minérios de alumínio
- Amianto (crisotila)
- Bentonita
- Vermiculita
- Grafita natural
- Talco
Dependência externa
Ainda que o Brasil apresente uma grande multiplicidade e quantidade de recursos minerais, o aproveitamento deles é prejudicado, em algumas regiões, decorrente da carência tecnológica para exploração comercial. Diante disso, permanecem os garimpos irregulares.
De modo semelhante, não sendo detentor de grandes jazidas ou não possuindo exploração suficiente para suprir a demanda interna, o Brasil apresenta dependência de outros lugares dos seguintes minerais:
- Carvão metalúrgico
- Chumbo
- Enxofre
- Fosfato
- Fluorita
- Potássio
- Prata
- Tungstênio
Curiosidades
- O Brasil possui aproximadamente 9% das reservas minerais do mundo.
- A indústria mineral brasileira tem grande importância na economia do país. Só em 2011, ela demonstrou o salto positivo de US$ 34 bilhões na balança comercial brasileira, totalizando 18% dos produtos exportados.
- Ainda que haja grande quantidade de recursos e riquezas minerais no Brasil, o processo de modificação e de produção dos recursos é de responsabilidade de grandes multinacionais estrangeiras. Por consequência, a maior parte do lucro não fica em nosso território.
- Os acidentes com rompimentos em barragens de mineração no Brasil tem tornado algo recorrente, como as tragédias de Mariana e Brumadinho.
Fonte: Seleções
Nenhum comentário:
Postar um comentário