sábado, 29 de agosto de 2020

Guia para descobrir pedras preciosas no Brasil


Guia para descobrir pedras preciosas no Brasil





Num guia completo, saiba descobrir pedras preciosas brasileiras, bem como cidades onde encontrá-las!



Desde a era colonial portuguesa, o Brasil foi reconhecido pela produção de pedras de qualidade em classe mundial. De modo que muitas regiões em todo o país são dependentes da mineração para o crescimento econômico. Algumas das pedras mais raras do mundo estão no Brasil, tornando-se um desejo no mercado mundial.
pedras preciosas no Brasil

Turmalina

Embora a turmalina possa ser encontrada em todo o Brasil, o seu principal centro de mineração está em Minas Gerais. Esse é o melhor destino para encontrar a turmalina em várias cores de laranja, amarelo, verde, azul e violeta. Entre todas as minas, a mais prolífica do estado é a mina de turmalina do Cruzeiro onde se encontram em maior quantidade. Dito isto, podem ser facilmente retiradas do solo e das paredes, sendo que as primeiras turmalinas rosas foram descobertas dessa forma.
No entanto, nenhuma turmalina é tão famosa quanto a Turmalina da Paraíba, que é encontrada apenas no norte da Paraíba. Essa pedra é capaz de se exibir num tom azul elétrico vivido com diferentes tons de verde vibrante. Afinal, a cor impressionante é, na verdade, o resultado de traços de microscópio de cobre presente na pedra.
pedra preciosa Topázio

Topázio

A pedra topázio mais famosa no Brasil é a Topázio Imperial. Ela é encontrada em apenas uma mina localizada no estado de Minas Gerais, perto de Ouro Preto. Curiosamente, a topázio representa todas as cores do sol, que vão desde rosa-claro e escuro até pêssego claro, vermelhos e amarelos vibrantes. Deste modo, a sua raridade e exclusividade tornam esta pedra ainda mais valorizada.
pedra preciosa Quartzo

Quartzo

O sul do Brasil é mais famoso por sua abundância de quartzo, especialmente no Rio Grande do Sul. O quartzo mais disponível no país é a ametista (a famosa pedra roxa), citrino, cristal de rocha e uma variedade de ágata. De antemão, a sua gama de cores é extraordinária, e as pedras valiosas mais acessíveis do Brasil estão a ser vendidas em lojas especializadas. Portanto, é possível encontrar várias nas principais cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Entretanto, o quartzo rutilado só pode ser encontrado na Bahia!
Diamantes no Brasil

Diamantes

O nosso país costumava ser uma das maiores fontes mundiais de diamantes. Hoje em dia, ainda representa um enorme pedaço do comércio de diamantes em todo o mundo. Nesse intervim, a mineração de diamantes tem existido desde os anos 1700 em Minas Gerais, mas também podem ser encontradas em todo o país. Desde então, é dito que o Brasil produz diamantes de alta qualidade em cores raramente exclusivas, bem como vermelho brilhante e verde profundo. Além do mais, há um grande número de diamantes aluviais que são encontrados nos rios brasileiros.
Pedra Opala no Brasil

Opala

As minas de opala muitas vezes se encontram opalas de fogo, que são laranjas profundos, vermelho e amarelado, mas a mais famosa é a versão brasileira. Essa pedra tem um fundo claro com várias manchas de cores vibrantes de amarelo, verde, púrpura, rosa e azul. Existem muitas fontes, mas a opala brasileira é encontrada principalmente no nordeste do país.
Mercado de pedras raras

Comprar pedras preciosas brasileiras

Os melhores lugares para comprar pedras raras são as grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Então, lá é possível encontrar várias lojas que se especializam em pedras preciosas e peças de joias impressionantes. Como os joalheiros mais famosos do Brasil, existe a H.Stern, Amsterdam Sauer, Natan e a Manoel Bernandes.
Para saber mais sobre a história das pedras preciosas brasileiras, vá para o Museu das Minas e do Metal (Belo Horizonte, Minas Gerais). Além de réplicas de minas, também há várias exposições que exibem as melhores amostras do país.


Fonte: Mega Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário