quinta-feira, 27 de maio de 2021

A Terra Indígena Yanomami está sendo transformada numa nova ‘Serra Pelada’

 

 A Terra Indígena Yanomami está sendo transformada numa nova ‘Serra Pelada’

Foto: Vinícius Mendonça/Ibama


Conexão Planeta – Sobrevoos realizados entre os dias 7 e 9 de abril de 2021 revelaram que o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, nos estados de Roraima e Amazonas, produziu uma nova ‘Serra Pelada’ — nome do maior garimpo de ouro a céu aberto do mundo, no sudeste do Pará.

Relatório da Hutukara Associação Yanomami apresenta imagens aéreas do avanço desenfreado do garimpo ilegal, com crateras profundas, acampamentos colados a aldeias e até restaurante de garimpeiros. Levantamento aponta que atividade ilegal degradou 200 hectares de floresta no primeiro trimestre de 2021, quando deve ser registrado novo recorde de destruição

Assim como na corrida do ouro dos anos 1980, a crise econômica e o preço do metal estimulam os garimpeiros à atividade, que hoje promove o desmatamento, a contaminação dos rios por mercúrio, a violência contra comunidades e, também, a disseminação da Covid-19 no território indígena.



A violência contra as comunidades indígenas, inclusive, registra uma escalada crescente ao longo deste mês de maio. Desde 10 de maio, garimpeiros ilegais estão atacando a tiros a comunidade de Palimiú. Isso depois que indígenas instalarem uma barreira sanitária e impedirem que os garimpeiros usassem o rio Uraricoera para chegar a um de seus acampamentos.

Em retaliação, os bandidos realizaram uma série de ataques com armas pesadas, como fuzis e metralhadoras, e até bombas de gás lacrimogêneo. Como resultado do primeiro ataque, duas crianças Yanomami morreram afogadas em meio ao pânico.



Fonte: O Liberal


Nenhum comentário:

Postar um comentário