Teria Chico entrado em contato com os vivos ou mesmo reencarnado? Saiba o que dizem pessoas próximas a ele
GIOVANNA GOMES SOB SUPERVISÃO DE THIAGO LINCOLINS PUBLICADO EM 02/07/2022, ÀS 09H00
Em dia 30 de junho de 2002, há 20 anos, morria Chico Xavier, o mais conhecido médium brasileiro, aos 92 anos de idade. Naquele dia, o país todo estava em festa, tendo em vista o recém-conquistado título de pentacampeão por parte da seleção de futebol na Copa do Mundo.
De acordo com o jornal MGTV, da rede Globo, uma amiga do médium, Maria Elisa, teria passado a tarde com ele naquela data. "Eu cheguei lá às 13h. Ele estava deitado e eu perguntei se ele gostaria de ir para a sala assistir um pouco de televisão para assistir a festa. Ele consentiu e eu fiquei ali com ele o tempo todo, rindo e conversando", disse a mulher.
Ora a gente ria, ora a gente ficava emocionado de ver tanta comemoração", relembrou Maria Elisa, que contou à equipe que, naquele dia, a despedida dos dois se deu de maneira especial.
Em meio a comemorações, a partida
"Foi uma emoção muito grande, porque ele se despediu com muita emoção. Beijou as minhas mãos, agradeceu e me desejou que eu fosse com Deus e que Deus me abençoasse. E eu, assustada falei ao Chico: 'eu que tenho que agradecer ao senhor por ter oportunidade de estar aqui'. Eu saí, voltei, dei uma olhada para trás; pus um beijo na mão, soprei para ele. Ele abanou a mão para mim e eu fui embora", contou.
Pela noite, meios de comunicação de todo o país anunciaram a morte do líder espírita na cidade mineira de Uberaba, provocando uma grande tristeza entre aqueles que o admiravam.
Ele sempre dizia que ia desencarnar ou morrer no dia que o Brasil estivesse em festa e que eu não ia ter tempo para pensar na morte dele. E realmente foi assim", disse Eurípedes Higino, filho de Chico Xavier, à fonte.
Código deixado por Chico
Depois da morte do médium, muitas perguntas começaram a ser levantadas entre os seguidores do espiritismo, como por exemplo, se ele retornaria em uma nova encarnação ou se teria entrado em contato com os vivos.
A resposta estaria em um código que Chico teria deixado para três pessoas de sua confiança. Essas pessoas, que são o filho, uma amiga e um médico, seriam as únicas capazes de confirmar a veracidade de mensagens atribuídas a ele.
"Ele criou este código para inibir um pouco das pessoas que iriam receber mensagem dele. Ele dizia que tudo que ele tinha de escrever, já estava escrito. Quando começasse [a escrever] novamente, a pessoa não saberia desde o princípio. Isto era notório, para que as pessoas não abusassem para poder colocar na boca dele coisas que ele jamais diria", explicou Eurípedes.
Para os guardiões, não houve contato
Kátia Maria, a amiga que esteve entre os escolhidos, faleceu em dezembro de 2012. Cinco meses antes, ela teria garantido, durante entrevista à TV Integração, que o médium ainda não havia entrado em contato. "A gente tem saudade dele. A cada dia que passa parece que a saudade aumenta", disse Katia na ocasião.
"A comunicação dele, para mim, ainda são os livros que ele deixou. Se ele se comunicasse, eu teria certeza que saberia que é ele, porque tivemos um convívio por mais de 50 anos", declarou o médico Eurípedes Tahan ao MGTV, em 2017.
O filho, por sua vez, afirmou: "Ainda não existiu [qualquer comunicação de Chico]. Por enquanto, estão brincando com a psicografia de Chico Xavier. A hora que aparecer, podem ter certeza que tanto o doutor Eurípedes Tahan, quanto eu, vamos ter o prazer de dizer que é verdade".
Reencarnação
Apesar de muitos praticantes do espiritismo acreditarem que ChicoXavier reencarnou, o filho do mineiro aponta: "quem está reencarnado é o Emmanuel, com quase ou um pouco mais de 16 anos. Chico brincava que ele ia ver como era ter patrão, porque ele [Chico] está de lá, e o Emmanuel está aqui. Que agora o chefe era ele [Chico]", disse Higino.
Para Sônia Barsante, quem é presidente da Aliança Municipal Espírita, o médium já cumpriu sua missão. "Não há necessidade de o Chico voltar num corpo físico, porque ele deixou a obra. Está aí para ser estudada e entendida. Algo que, na realidade, nem sequer foi assimilado. É uma obra que, para 500 anos, tenhamos tudo o que é importante para que nós melhoremos a nossa própria existência", concluiu.
Fonte: AH/UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário