quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Agora ele quer que os investimentos retornem

Agora ele quer que os investimentos retornem


Depois de invadir, com as forças armadas, empresas como a Petrobras, Estatal de um país amigo, e encampar bilhões de dólares em instalações o líder indígena, ex-cocaleiro,  Evo Morales afugentou os investidores do seu depauperado país. Agora, reeleito, Morales tenta desesperadamente atrair os investidores que afugentou.

Em entrevista para a Reuters ele começa tentando desmistificar as notícias de que uma nova onda de estatização irá percorrer a Bolívia.

É difícil de acreditar em uma pessoa que estatizou os hidrocarbonetos, a mineração e as telecomunicações nos últimos dez anos de poder.

A Bolívia tem o gás natural como uma das principais riquezas e o Brasil como o seu maior importador. Ocorre que o Brasil, gradativamente, vai reduzindo a sua dependência e, em breve, deverá se tornar um exportador de gás, competindo com a Bolívia. Restará à Bolívia a exportação da coca que destrói e escraviza.

Por outro lado o vizinho Peru continua com o seu mega projeto de gasoduto Sul Peruano que irá suprir regiões que eram atendidas pela Bolívia.
Quando isso ocorrer Morales terá que enfrentar a dura realidade causada pelo sua política intervencionista e estatizante.

Carvão: China cria novas tarifas de importação. Australianos desesperam

Carvão: China cria novas tarifas de importação. Australianos desesperam




Em busca de um ar mais puro os chineses estão tentando melhorar a qualidade do carvão importado e reduzir as importações.

É com esse objetivo que o governo chinês terminou ontem com a tarifa zero sobre o carvão importado.

A partir de agora o antracito, carvão de alta qualidade terá um imposto de importação de 3%, os outros carvões mais pobres de 5% e o betumem de 6%.

Com as novas taxas  a tonelada do carvão térmico subiu US$4.40.

O ajuste dá, também, um novo fôlego aos produtores de carvão doméstico que estão com margens muito reduzidas, com 70% deles já no vermelho. As importações chinesas no ano caíram 5,3% para 202 milhões de toneladas.

Esse imposto irá penalizar sobremaneira os mineradores australianos.

A Austrália é a principal exportadora de carvão para a China e as suas minas já estão começando a fechar, graças às reduções das importações dos chineses, das novas exigências quanto à qualidade e dos preços que já despencaram 22% neste último ano.

Até a brasileira Vale já fechou duas minas de carvão na Austrália, amargando um prejuízo bilionário.

A nova tarifa de importação será o beijo da morte para muitos mineradores australianos de carvão. Mais de 10.000 empregos já foram cortados na indústria de carvão australiana antes dos novos impostos... 

Menor crescimento imobiliário pode fazer o PIB da China cair para 7,3%

Menor crescimento imobiliário pode fazer o PIB da China cair para 7,3%


A Academia de Ciencias Sociales da China (CASS) está prevendo que o PIB cairá de 7,7% em 2013 para 7,3% em 2014. O motivo desta redução, segundo a Academia,  é a desaceleração do setor imobiliário.

A notícia vem na contramão do que o Primeiro Ministro Li Keqiang afirmou no Forum Econômico Mundial  hoje.

 Li afirmou que o crescimento chinês em 2014 será de 7,5%. Ele disse que apesar “das incertezas” ele está confiante que a economia chinesa vai crescer dentro da meta governamental.

London Mining tem negócios paralisados na bolsa de Londres

London Mining tem negócios paralisados na bolsa de Londres



A mineradora africana London Mining, listada na Bolsa de Londres, pediu ao AIM para que suas ações não sejam negociadas até que seja definida a sua real posição financeira.

Existe a possibilidade de que as ações já não tenham nenhum valor.

A London Mining está, praticamente, fechando uma venda para a indiana JSW Steel. Se esse deal for fechado o valor residual das ações, ainda em posse dos acionistas, será pulverizado pela forte diluição.

A London Mining já perdeu mais de 96% do seu valor nestas últimas semanas e essa debilidade atraiu o bilionário indiano Sajjan Jindal que pensa comprar barato e transportar o minério de ferro da mina Marampa para a Índia.

Guerra do minério de ferro: navios Valemax são finalmente aceitos na China

Guerra do minério de ferro: navios Valemax são finalmente aceitos na China



Os maiores navios do mundo, que transportam 400.000t de minério aportaram pela primeira vez em portos chineses.

O primeiro Valemax a chegar foi o Shandong Da Ren (ex- Vale Malaysia, construído em 2013). O navio transportava 300.000t .

Com os Valemax a Vale tem condições de reduzir substancialmente os seus custos de transporte colocando o minério na China com preços similares aos da Rio Tinto e BHP.

A Vale deverá ter uma frota de mais de 70 Valemax o que assusta os competidores ao mesmo tempo em que afeta o mercado do frete marítimo.

Foi necessário que a Vale fizesse um acordo com a chinesa Cosco (China Ocean Shipping Company) para que a China finalmente levantasse as barreiras contra os Valemax.

Nada como uma ajuda interna...