sexta-feira, 24 de julho de 2020

Garimpo em Aripuanã (MT) é legalizado 1.500 garimpeiros poderão fazer extração de ouro na região

 





Garimpo em Aripuanã é legalizado em acordo — Foto: Secom/MT

Garimpo em Aripuanã é legalizado em acordo — Foto: Secom/MT
Um acordo passou a permitir, a exploração de ouro legalmente por garimpeiros em Aripuanã, a 976 km de Cuiabá.
O objetivo é resolver o conflito pelo uso da área e possibilitar o desenvolvimento econômico da região.
O conflito pelo uso da área começou em outubro do ano passado, quando uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada para inibir o garimpo ilegal em Mato Grosso e iniciou a retirada dos garimpeiros da área.
De acordo com as investigações, além do impacto ambiental na região, o garimpo ilegal estaria causando grande devastação social no município com aumento do índice de homicídios, tráfico de drogas, prostituição e outros crimes.


Operação da Polícia Federal mira em garimpo ilegal em Aripuanã — Foto: Polícia Federal de Mato Grosso/Assessoria

Operação da Polícia Federal mira em garimpo ilegal em Aripuanã — Foto: Polícia Federal de Mato Grosso/Assessori
Com o novo acordo, ao todo, 1.500 garimpeiros poderão explorar uma área de 516 hectares para extração exclusiva de ouro.
O Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta foi assinado entre a Cooperativa de Mineradores e Garimpeiros de Aripuanã (Coopemiga), a Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), a mineradora Nexa, e a Agência Nacional de Mineração (ANM).
De acordo com o presidente da Metamat, Juliano Jorge Boraczynski, garantir o sustento para as famílias que sobrevivem da extração de ouro tem papel fundamental para melhorar as condições de vida da população local.
Com a formalização do termo de ajustamento, foi concedida a autorização para outorga de uma Permissão de Lavra Garimpeira (PLG) pela Agência Nacional por um ano.
O próximo passo para concluir o processo é a regularização e licenciamento ambiental, que será conduzido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, explica que a extração do ouro de forma legalizada e as medidas de controle ambiental serão conduzidas pelo licenciamento ambiental, o que deve ter um impacto ambiental positivo na região.


Fonte: G1

Maior diamante de corte esmeralda do mundo está à venda... mas sem preço

Maior diamante de corte esmeralda do mundo está à venda... mas sem preço



Este é o diamante principal cortado e polido a partir do diamante bruto de 1.109 quilates.

Maior diamante de corte esmeralda do mundo está à venda... mas sem preço

Omaior diamante de corte de esmeralda do mundo, Graff Lesedi La Rona, está à venda, mas o seu preço de venda é tão exorbitante que o dono nem o quer dizer publicamente.
Tem 302.37 quilates e é o diamante principal cortado e polido do diamante bruto do tamanho de uma bola de ténis, Lesedi La Rona, com 1.109 quilates. O Graff Lesedi La Rona é considerado o "maior, com maior claridade e com a nitidez mais alta alguma vez registada" e foi lapidado e polido ao longo de 18 meses.
O Lasedi La Rona foi encontrado em 2015 numa mina no Botswana e vendido ao multimilionário e joalheiro Laurence Graff, em 2017, por cerca de 45 milhões de euros.
"Todo o nosso conhecimento, arte e habilidade foram direcionados para fazer esta obra-prima de diamante, que é extraordinário em todos os sentidos", explicou Laurence.
Cerca de outros 66 diamantes 'satélite' foram polidos da pedra em bruto original.
Além deste só foi encontrado um maior, o Cullinan Diamond, de 3.106 quilates, que foi cortado para fazer o diamante Great Star of Africa, o maior diamante de corte reto, que se encontra no ceptro com cruz da rainha de Inglaterra, bem como o Second Star of Africa, também do mesmo diamante Cullinan, que se encontra na parte da frente da Coroa Imperial do Estado.

Fonte: Brasil Mineral

quinta-feira, 23 de julho de 2020

TSE vai comprar 180 mil urnas da Positivo para eleições de 2022

TSE vai comprar 180 mil urnas da Positivo para eleições de 2022



Por Agência Brasil
23/07/2020 - 20:50

Urna eletrônica
O tribunal informou que a atual quantidade de urnas disponíveis é suficiente para garantir a realização das eleições municipais deste ano (Imagem:Jose Cruz/Agência Brasil)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou hoje (23) que a empresa Positivo (POSI3) Tecnologia venceu a licitação para compra de novas urnas eletrônicas.
O valor do contrato é de R$ 799 milhões para a aquisição dos equipamentos, que serão utilizados nas eleições de 2022. 
O TSE pretende comprar cerca de 180 mil urnas para substituir as máquinas fabricadas em 2006 e 2008, cuja vida útil está esgotada. Atualmente, a Justiça Eleitoral tem 470 mil urnas.
De acordo com o tribunal, o pagamento total do contrato depende de previsão orçamentária no ano que vem. Neste ano, o TSE vai desembolsar R$ 241 milhões para a compra de 54 mil urnas.
O restante será encomendado em 2021. Cada máquina custa R$ 4,4 mil.
O tribunal informou que a atual quantidade de urnas disponíveis é suficiente para garantir a realização das eleições municipais deste ano.

ARBUSTO AFRICANO INDICA LOCAIS EM QUE PODE HAVER DIAMANTES






Há até pouco tempo, nem mesmo os botânicos devotavam atenção especial ao arbusto Pandanus candelabrum. Pelo menos não até que uma particularidade bastante curiosa desse arbusto africano se tornou conhecida: a sua capacidade de indicar locais em que há mais potencial para a existência de diamantes.
Basicamente, os diamantes são formados em grandes profundidades pela ação conjunta de pressões e temperaturas elevadas. O mineral é então trazido à superfície em crostas localizadas no interior de intrusões da rocha ígnea conhecida como kimberlito. Dessa forma, onde há kimberlito, há grande possibilidade de haver diamantes — e onde há Pandanus candelabrum, é provável que exista kimberlito.
Geólogos acreditam que a Pandanus candelabrum cresça apenas em locais ricos em kimberlito.
Conforme destacou o mineralogista da Youssef Diamond Mining Company, Stephen Haggerty, em estudo publicado no periódico Economic Geology, a P. candelabrum parece crescer apenas em locais ricos em kimberlito — de maneira que a planta deve facilitar o processo de encontrar veios de kimberlito em meio aos arbustos africanos. “Os caçadores de diamantes vão saltar sobre ele feito doidos”, afirmou outro geólogo, Steven Shirey, especialista em diamantes da Carnegie Institution for Science em Washington, D.C. (EUA).
Amostra de kimberlito: a rocha ígnea é responsável por trazer os diamantes à superfície.

Plantas e preciosidades subterrâneas

Embora o Pandanus candelabrum seja o primeiro arbusto associado à localização de diamantes, o costume de rastrear pedras preciosas e minerais/metais de relevância econômica por meio de plantas já vem de longa data. Entre as plantas que podem fornecer indícios do que há sob a superfície, há, por exemplo, a florescência Haumaniastrum katangense, normalmente encontrada em territórios ricos em cobre.
Já a chamada “pluma de príncipe” normalmente indica a existência de selênio, enquanto que o zimbro aparece associado ao urânio e a “cavalinha” a veios de ouro. No caso particular dos metais, o que ocorre é que determinadas plantas acabam por se adaptar a solos particularmente ricos, embora outras sejam efetivamente capazes de concentrar determinado metal em seus tecidos.
Erva conhecida como "cavalinha" pode indicar a presença de jazidas de ouro no solo.
No caso particular do P. candelabrum, pode se tratar de uma adaptação aos solos ricos em magnésio, potássio e fósforo em que normalmente é encontrado o kimberlito — o qual, conforme calhou, é capaz de abrigar um dos minerais de maior valor comercial do globo.

Fonte: MEGACURIOSO

Oi dispara; Tim e Vivo caem, após Highline apresentar melhor oferta pela Oi Móvel

Oi dispara; Tim e Vivo caem, após Highline apresentar melhor oferta pela Oi Móvel



Por Vitória Fernandes
23/07/2020 - 
Tim TIMP3
As ações da Oi estão subindo, enquanto Vivo e Tim estão em queda (Imagem: Facebook/TIM)
As ações da Oi (OIBR3)Tim (TIMP3) e Vivo (VIVT4) estão reagindo às novas notícias sobre a venda da unidade móvel da operadora.
Os papéis da Oi estavam subindo 15,56% a R$ 1,56, enquanto a Tim caia 7,85% a R$ 15,3 e a Vivo também em queda de 5,27 a R$ 50 por volta das 11h08.
A Oi revelou na quarta-feira (22) que a Highline do Brasil apresentou a melhor oferta acima do preço mínimo de R$ 15 bilhões para a aquisição da unidade móvel da operadora, mostra um comunicado enviado ao mercado.
Com isso, explica a empresa, celebrou um acordo de exclusividade com a Highline. O Bank of America atua como o assessor financeiro da Oi.
A Highline, portanto, deixou para trás a oferta conjunta feita, no último sábado, pela Tim (TIMP3), Claro e Vivo (VIVT4).
“Pelo acordo, a companhia concedeu à Highline exclusividade para, observados os termos e condições previstos no acordo e mantidos os termos econômicos da proposta vinculante apresentada, negociar os documentos e anexos relativos à oferta”, diz a Oi.