sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A luz dos olhos teus

A luz dos olhos teus Daniel André Sauer, a segunda geração da família à frente da joalheria Amsterdam Sauer, abre amanhã mais uma unidade no Rio, desta vez no Hotel Windsor. Em janeiro, terá outra loja no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Ainda para 2011, planeja uma filial no shopping JK, em São Paulo, que tem inauguração prevista para o segundo semestre . "A joia não é um bem supérfluo. A mulher precisa." A loja do aeroporto estará no Terminal 1, na área internacional. "Nessa unidade, terei um tráfego muito bom de pessoas, especialmente de estrangeiros, que gostam bastante da joalheria." A marca começou vendendo principalmente para europeus e americanos que estavam de passagem pelo Brasil. "Antes, tinhamos uma proporção de 70% de compradores internacionais. Os gringos ainda ficam encantados com as peças da Amsterdam, mas essa proporção hoje está em 50% porque o brasileiro aprendeu a valorizar as nossas joias." Segundo Sauer, o que atrai o olhar estrangeiro são as pedras coloridas, especialidade da marca. "Também trabalhamos com diamantes, claro, mas temos uma tradição com as gemas de cores, como água-marinha, turmalina e topázio." Para os próximos anos, a aposta é na turmalina Paraíba. "É uma variedade bem recente, descoberta há cerca de 20 anos na Paraíba. Tem uma cor azulada com uma luminosidade especial. É um material muito raro e caro. Um anel com essa gema começa nos R$ 50 mil." Além dos estrangeiros que vão às unidades brasileiras, a Amsterdam também exporta. Hoje, a exportação representa menos do que 10% da produção. "O setor de joias foi muito sensível à crise. Sentimos o americano, por exemplo, bem resistente e econômico em suas compras." Nas unidades da joalheria, hoje são 23 no Brasil, Sauer percebe um aumento das compras feitas por mulheres. "Há mais ou menos oito anos, apenas 20% das mulheres bancavam mimos para si mesmas. Hoje, elas são 45% dos nossos clientes - com uma particularidade: compram a prestação." As peças mais caras representam 80% do faturamento da marca com joias. A Amsterdam Sauer também trabalha com relógios. Além das peças de marca própria, que correspondem a 50% das vendas, a joalheria tem no portfólio as grifes Dior, Omega, Breguet, Revue Thommen e Ulysse Nardin.

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