A nave Rosetta é a primeira nave espacial a orbitar em volta de um cometa. Depois de dez anos de viagem espacial a Rosetta finalmente alcançou o seu alvo o Cometa 67-P.
Este cometa tem mais de 4 km de comprimento e se mostra incrivelmente complexo do ponto de vista geológico. Na foto, tirada a uma distância de 104km, é possível ver uma superfície muito irregular de um corpo que pode ser o resultado da amalgamação de mais de um objeto estelar. A topografia do cometa é radical e no principal vale são vistos blocos que podem ter escorregado pelas encostas. As texturas superficiais e as cores parecem implicar em composições e idades diferentes. Uma porção está crivada de crateras e a outra nem tanto.
Em breve, provavelmente em novembro, a nave irá pousar na superfície do planeta, assim que os geólogos descobrirem o melhor lugar de pouso. Uma vez na superfície a Rosetta iniciará uma nova fase onde serão coletadas amostras que serão analisadas pelos instrumentos de bordo. Esta fase terá a duração de quase 1 ano. A partir daí a Rosetta abandonará o cometa mergulhando no espaço sideral mais uma vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário