domingo, 24 de maio de 2015

A ameaça da Vale faz tremer australianos


A ameaça da Vale faz tremer australianos





O negócio da Vale com a China é só o que se fala hoje na Austrália.

Até ontem as grandes mineradoras australianas, Rio Tinto e BHP estavam competindo entre si para determinar quem seria a grande vencedora da guerra do minério de ferro. A Rio, com os custos operacionais abaixo de US$20/t, já se achava no topo da pirâmide e a BHP estava fazendo de tudo para também chegar lá.

Todos sabiam, mas negligenciavam, da entrada no mercado, em menos de um ano, do minério de 67% de Fe do S11D que tem custos operacionais estimados em US$11/t: um verdadeiro matador.

Até que os bancos chineses fecharam, nesta semana, um acordo bilionário com a Vale, que vai permitir a entrada em produção das 90 milhões de toneladas por ano do S11D.

As ondas destes acordos foram bater em Sidney assustando, literalmente a todos.

A China basicamente assinou um acordo de compra preferencial de um minério de altíssima qualidade, que os australianos não têm.

A entrada do S11D em produção vai tirar do mercado um imenso volume de minério australiano de mais baixa qualidade como aquele produzido pelo falante Andrew Forrest da Fortescue. Forrest, que esbravejou as últimas duas semanas contra a Rio e BHP, volta, agora, a sua metralhadora contra a Vale. Ele sabe que os dias de facilidade acabaram e que nunca irá conseguir baixar o seu custo operacional para competir com a mineradora brasileira.

Para piorar as coisas para os australianos a Vale está lançando um novo produto, o Brazilian Blend fines, que irá colocar mais pressão ainda nos australianos: um minério blendado de teor 63% de Fe que irá competir com os melhores minérios de Pilbara como o Brockman Premium.

Ocorre que o Brockman Premium está com os dias contados e deverá acabar em menos de 14 anos. Ele é usado, preferencialmente, para elevar o teor e viabilizar outros minérios australianos de mais baixa qualidade.

Ou seja: a Vale com o Brazilian Fines 63%Fe vai quebrar a banca.

Estas notícias chegaram ao parlamento australiano que agora tem mais um problema para se preocupar. Um problema cujo nome é Vale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário