segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Cientistas acreditam que chove diamantes em Júpiter e Saturno

Cientistas acreditam que chove diamantes em Júpiter e Saturno



 
Esta é a mais nova teoria de um cientista da NASA. Ele acredita que a chuva de diamantes ocorre diariamente e cobre pelo menos 1cm da superfície do planeta. Segundo o cientista Kevin Baines 1.000 toneladas de diamantes são criados na atmosfera de Saturno a cada ano.
Essas teorias aparentemente absurdas foram apresentadas no congresso anual de Astronomia.
Na Terra os diamantes são formados em profundidades maiores do que 130 km de rochas com densidades próximas a 3...em Saturno as coisas são diferentes. Segundo Baines tudo começa na atmosfera superior do planeta, quando relâmpagos atingem o metano que é, então transformado em carbono. Este carbono, à medida que afunda na atmosfera, que tem uma espessura provável de mais de 16.000km vai se transformando com o aumento de pressão. Segundo o cientista a pressão é tamanha que o carbono se transforma em grafita após uma "queda" de 6.400km. A grafita continua “caindo” em direção ao núcleo e a pressão aumentando até que ela se transforma em diamante após mais 7.000km de queda adicional.
Tudo muito bonitinho, mas difícil de acontecer. À medida que a pressão aumenta, muito antes de atingir a pressão de formação do diamante, já não mais existe atmosfera. No seu lugar foram formados líquidos e, depois sólidos. Ou seja a grafita não vai continuar afundando em um meio sólido.
A hipótese de que será atingida a pressão necessária para a transformação da grafita em diamante nesta profundidade, também não tem sustentação.  A existência de diamantes em núcleos estelares é uma realidade. Acredita-se que o diamante carbonado, que é um agregado de microdiamantes, tenha uma origem extraterrestre e que tenha chegado no bojo de meteoritos.
  Mas essa teoria da chuva de diamantes está muito longe de ser factível. Vamos ter que aguardar a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário