domingo, 24 de julho de 2016

Dia D – Segunda Guerra Mundial

Dia D – Segunda Guerra Mundial

Dia D ou Dia da Decisão é uma referência à data de 6 de junho de 1944, quando houve uma das mais importantes batalhas da Segunda Guerra Mundial.
Neste dia, os Aliados desembarcaram na Normandia para combater as tropas alemãs. O ataque foi organizado e coordenado pelas Nações Unidas, com a cooperação da Rússia.

O Que Foi

A discussão do Ataque dos Aliados no Canal da Mancha começou em 1943, em Teerã. A proposta já havia sido apresentada pela União Soviética, mas nem todos concordaram.
O objetivo era abrir uma segunda frente de batalha na Europa Ocidental. Os russos esperavam que assim pudessem conter as derrotas para a Alemanha.
Em princípio, o ataque estava planejado para acontecer na primavera. Após a reunião de Teerã, que ocorreu no fim de 1943, três milhões de soldados das forças britânicas, norte-americanas e canadenses começaram a se concentrar no sul da Inglaterra.
Os militares tinham o apoio de 10 mil aviões, 7 mil navios, veículos especiais e tanques anfíbios. A infraestrutura seria colocada para atacar os alemães pela costa norte da França.

Resumo

O Dia D ocorreu após o bombardeio das trincheiras do exército Alemão e da destruição de suas vias de comunicação.
As praias da Normandia foram invadidas por 6,5 mil navios. As embarcações permaneceram em uma faixa de 100 km.
O ataque permitiu que 150 mil soldados atingissem o continente europeu. Também foram atingidos pontos estratégicos, como as cabeceiras de pontes. Somente neste dia, 12 mil soldados morreram.
Segundo historiadores, os alemães esperavam que a operação fosse adiada para o verão europeu. O comando alemão concentrou os soldados na parte mais estreita do Canal da Mancha. A expectativa era de que o ataque ocorresse naquele ponto.
Os erros estratégicos da Alemanha favoreceram a vitória dos aliados. O comandante da batalha, o general norte-americano Dwight D. Eisenhower defendeu que o ataque seriam um golpe fatal contra a Alemanha.
Após a tomada da Normandia, Paris foi libertada em 25 de agosto de 1944.

Nenhum comentário:

Postar um comentário