quinta-feira, 14 de julho de 2016

Feira de Pedras, parte II.

Feira de Pedras, parte II.

Foram mais de 220 expositores vindos dos 4 cantos do Brasil, bem como Chile, Uruguai, Argentina, na esperança de colocarem no mercado suas preciosidades...


O Anel do dedo mindinho deste comerciante de pedrras , turmalina Paraiba de mais ou menos 2 Kilates, a cinco mil dolares o kilate, vale mais do que o Diamante do seu anel no dedão mais grosso. Estas turmalinas brutas que ele me aponta, em busca de quebra-liso, uma espécie de turmalina preta, que há 10 anos valiam 20 dolares o Kilo e hoje valem 1000 (mil)o kilate. . Toda vez que pergunto ao suisso que as compras, em que elas estão sendo usadas ele desconversa...Tudo que nos resta então é especular...uns acreditam que vai na turbina de avião, outros para proteger de radiação e outros ainda como mnc, acreditam tratar-se de super-condutores ou coisa que valha. Só sei que a macaca (turmalina preta quebra-liso) , foram a salvação da lavoura ....

Unanimidade entre os compradores de Stands, falta divulgação, os expositores investem e não tem o retorno que mereciam ter. Ao longo dos próximos posts, refletiremos sobre o por que da falta de interesse dos organizadores da FIPP em atrairem clientes compraodres.

Os pequenos canudos laranjas ao fundo em estado bruto são Topázios Imperiais de Ouro Preto, único lugar do mundo que tem ainda garimpo produzindo, um canudinho deste é vendido a 2 000 dolares a grama. O canudão azul céu é de água marinha e pode chegar a custar 100.000 dolares. Ao lado direito da imagem um pequeno pacotinho de 4 esmeraldas de 15 mil dolares, lote fechado ou seja as 4.
O comércio de pedras preciosas que até pouco tempo era um "Clube do Bolinha", proibido para mulheres, coisa do passado, hoje no trading para valer, colocando muitos marmanjos no bolso, como estas designers de Jóias, que são atendidas também por uma mulher.
Aqui já são as lapidadas, de preços mais em conta para montagem de Jóias, um pouco sem nitidez a foto...trata-se de: Azul clara Topázio Bombardeado, na caixa preta peridotos. Ao fundo, lilás ametistas e amarelas Topázio Rio Grande, as verdinhas olivas nos saquinhos a esquerda, crisoberilos.


Ana Paula que é vidrada em Turmalina , todas estas são. As do centro lapidadas em forma de cabochão, vermelho (Rubelita) e azul (Indicolita) e a rara de encontrar de cor laranja, apresentam um fenômeno raro em turmalinas, que chamamos pleocroismo (olho de gato), esta lista de luz branca bem no meio delas. Na caixnha branca a direita estão as preferidas da Aninha, fino gosto né minha flor? Este tom de azul único em turmalinas custam na faixa de cinco mil dolares o Kilate. O Garimpo esgotou o caldeirão e hoje tudo que se extrai, são Paraibas em formação (como frutos verdes), canudos sem cristalização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário