domingo, 24 de julho de 2016

Serra Pelada

Serra Pelada

Serra Pelada é o maior garimpo do Brasil. Está localizado na Serra dos Carajás, no Pará. O nome é uma referência a uma serra que fica ao lado do garimpo e não tem cobertura vegetal.
A atividade garimpeira na região começou em 1979, quando o agricultor Genésio Ferreira da Silva descobriu uma pepita de ouro de 13 quilos.
Cinco semanas depois da descoberta, 10 mil pessoas foram para a região. Era uma corrida do ouro moderna. No primeiro semestre de 1980, Serra Pelada contava com 5 mil mineiros. A maioria dos trabalhadores era oriunda da região Nordeste.
O local de instalação do garimpo pertencia à Companhia Vale do Rio Doce. A subsidiária da companhia, a Rio Doce Geologia e Mineração, permaneceu no local em 1980.
Serra PeladaLago que restou da exploração em Serra Pelada. EBC-Agência Brasil
No mesmo ano, o governo federal instalou uma série de órgãos no garimpo. Entre eles estavam a Polícia Federal e a Receita Federal. O objetivo não era garantir a devolução da área para a Vale do Rio Doce, mas também obter lucros explorando o local.
O governo afirma que a quantidade de garimpeiros na região era muito grande. Para removê-los seria necessária uma grande estrutura.
Além disso, o governo militar alegava, entre outras justificativas, a necessidade de demonstrara ao mundo o potencial minerador da região.
As razões políticas e econômicas, contudo, eram mais fortes. O Brasil já enfrentavam dificuldades com a elevada dívida externa. O preço do petróleo havia caído, enquanto o ouro valorizou.
De olho nos lucros do garimpo, a equipe econômica aumentou a meta de retirada de ouro nas minas do País. A meta passou de 4,5 toneladas anuais em 1979 para 100 toneladas em 1985.
A interferência do governo federal em Serra Pelada consistia, também, no estabelecimento de regras. Somente garimpeiros registrados eram permitidos na região. A presença de mulheres foi proibida, bem como de armas e bebidas alcoólicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário