| |||
O PARÁ começa a despontar como uma das maiores províncias gemólogicas de materiais passíveis de beneficiamento pela radiação gama (Cobalto-60). Testes recentes realizados pela EMBRARAD - Empresa Brasileira de Radiações em garimpos da região de São Geraldo do Araguaia (Sudoeste do Pará) demonstram o grande potencial existente naquele Estado. Os testes foram realizados inicialmente em quartzos completamente incolores, que após o tratamento passaram a um verde puro e muito acentuado.
Tudo indica que, além do mineral quartzo, outros minerais oriundos de regiões paraenses também podem ter suas cores melhoradas com o processo de radiação gama, pois segundo o Mapa Gemológico Paraense, diversas ocorrências de minerais como berilos, turmalinas, topázios, etc, já foram constatadas no local.
O objetivo principal - do tratamento de minerais naturais usando-se radiação é o de originar e/ou melhorar a condição inicial de um determinado mineral gemológico que se apresente incolor ou levemente colorido na natureza, conseqüentemente agregando-lhe com tal processo mais valor comercial.
O processo - A radiação gama aplicada em minerais gemológicos naturais incolores e/ou levemente coloridos é uma técnica ultra moderna existente no Brasil e desenvolvida pioneiramente pela EMBRARAD - Empresa Brasileira de Radiações (com sede em São Paulo) há 25 anos. A fonte da radiação gama utilizada no melhoramento da cor de pedras preciosas é o cobalto-60. Tal radiação quando aplicada em minerais gemológicos apenas acelera o que a natureza faria em milhares de anos no que diz respeito a sua cor. A técnica não usa qualquer tipo de aditivo químico, ou altera a composição química original do mineral, sendo por este fato, o produto resultante aceito nacional e internacionalmente por comerciantes de gemas e joalheiros.
Exemplo significativo - A cultura de tratar minerais gemológicos (através da aplicação de radiação gama) incolores ou levemente coloridos, que saem das mais diversas lavras e garimpos do Estado de Minas Gerais, tornou-se uma constante dos comerciantes de gemas locais. Para se ter uma idéia, no ano de 2006 o comércio de gemas em Minas teve um crescimento de aproximadamente 70%, grande parte devido ao processo de tratamento de minerais gemológicos tratado pela radiação gama, em particular pela EMBRARAD, pois os materiais ditos 100% naturais (ou que já saem coloridos da própria natureza) já encontram-se cada vez mais escassos na região. Por outro lado, o paraense ainda está alheio ao conhecimento dos benefícios que a radiação gama possa trazer ao material gemológico existente em sua grande e “virgem” província gemológica, e está deixando de gerar riqueza. Em síntese, ter o real conhecimento dos benefícios do tratamento por radiação gama em pedras preciosas faz-se extremamente necessário.
Os benefícios futuros - O tratamento dos minerais gemológicos da Província Gemológica Paraense através da radiação gama, a priori, do mineral quartzo existente abundantemente naquele estado, será de grande ajuda para a APL (Arranjo Produtivo Local) que atualmente é direcionado pelo POLO JOALHEIRO PARAENSE SÃO JOSÉ LIBERTO. Com este novo conhecimento, os designers de jóias paraenses terão um atributo a mais para enriquecer suas jóias, não apenas em beleza como também em valores mais acentuados, além de fomentar sua indústria de lapidação, que ainda se apresenta modesta.
|
No Blog Gemas Do Brasil, vc encontra tudo sobre pedras preciosas, Curso de Gemologia Online, Garimpo de ouro, Garimpo de Diamante, Garimpo de Esmeralda, Garimpo de opala em PedroII e Feira de Pedras Preciosas no Brasil e no Mundo, enfim tudo para vc ganhar muito dinheiro com pedras preciosas, pois o Brasil é o País mais rico em Gemas.
quinta-feira, 18 de agosto de 2016
GEMAS IRRADIADAS DO PARÁ: UM FUTURO PROMISSOR
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
A pequena cidade de Juína, no Mato Grosso, viu desde a década de 1990 o movimento em torno de seu subsolo ganhar tamanho e relevância, graça...
Nenhum comentário:
Postar um comentário