As quatro estações dos EUA: as mudanças do clima norte-americano
Os americanos têm o costume de dizer que eles têm as quatro estações do ano. Achava isso estranho, afinal qualquer lugar do mundo as tem. Mas, após completar um ano de intercâmbio, eu entendi o que queriam dizer. Eu moro no interior de São Paulo. Aqui tivemos verão durante todos os meses de inverno, com um calor que não condizia com a estação. E então, quando adentramos a primavera em setembro tivemos duas semanas de frio - da forma que não tivemos durante todo o inverno. Já nos Estados Unidos, as estações são demarcadas como deveriam ser.
Inverno
Quando cheguei, em fevereiro, eram os últimos dias de um inverno rigoroso, com muitas nevascas. A neve ainda cobria tudo de branco. Todas as casas possuem sistemas de aquecedores internos o que faz ser bem mais fácil de aguentar as temperaturas negativas. É um tira-e-põe constante de casacos, tocas, luvas e cachecóis.
Primavera
Após o inverno, chega a primavera que segue a risca o que a estação deve ser: reflorescimento da flora. As árvores voltam a desabrochar e tudo volta a fica colorido. Um verdadeiro contraste com o branco do inverno. São duas semanas cheias de flores - e pólen no ar -, para então dar lugar ao verão.
Verão
Acostumada com o calor escaldante do nosso país tropical, não imaginava que poderia sofrer com o calor nos Estados Unidos. No entanto, na Virginia o calor é pegajoso e nevoento, quase um clima praiano (apesar da minha cidade Centreville estar a mais de 300 km da costa). Da mesma forma que o inverno, o verão é mais fácil de ser aguentado porque as casas também possuem sistemas de ar condicionado.
Outono
E por final, a estação que tornou-se a minha preferida nos Estados Unidos. O outono tinge tudo de cores quentes. As árvores tornam-se vermelhas, laranjas e amarelas e, consequentemente, com o cair das folhas, tudo que há embaixo delas também. O frio já começa a dar as caras e tem fim o horário de verão - o sol começa a se por às 16h.
Isso tudo, é claro, na região onde morei. Há estados americanos em que se neva seis meses por ano, como no Colorado. E há estados em que pouco faz frio, como na Flórida e na Califórnia. É um país grande e diverso climaticamente como o Brasil. Portanto, fica a dica: é importante checar o clima dos seus destinos de estudo de interesse, isso pode influenciar bastante a sua experiência no exterior. Mas por experiência própria, mesmo não gostando de frio, posso dizer que é muito legal vivenciar todas as mudanças climáticas do país.
Fonte: Hotcourses Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário