sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Garimpo Real: como é feita a extração do ouro e outras curiosidade

Garimpo Real: como é feita a extração do ouro e outras curiosidade

Logo na chegada a Diamantina, fomos nos apercebendo que estávamos diante de uma cidade muito especial. Não apenas pela riqueza cultural e a beleza preservada da sua arquitetura – esta cidade, tem muito mais que isso. A atmosfera histórica é realmente impressionante. Passear pelas ruas empedradas de Diamantina, é como viajar no tempo… Uma das nossas experiências inesquecíveis pela região, foi ter conhecido o Garimpo Real, um passeio guiado pelo simpático Belmiro. Venha connosco nesta aventura e saiba como é feita a extração do ouro e diamantes, além de outras curiosidades sobre a mineração.
Garimpo Real Diamantina MG pontos turisticos
“O Garimpo é um estado natural de sonhos, que permite o arrojo das tentativas, explica o esbanjamento da sua efêmera fortuna e o orgulho consolador, que de uma hora para a outra, tudo pode melhorar” – Belmiro Luiz Nascimento


Febre do Garimpo

Garimpo Real Diamantina MG pontos turísticos
Não foram só os EUA que tiveram sua “febre do ouro” – tivemos também a nossa, e ela envolvia muitos outros minerais, metais e pedras preciosas. Desde o primeiro marinheiro, que desceu das naus portuguesas de Cabral em terra, sempre foi evidente o interesse dos europeus no ouro e nas pedras preciosas. Embora, a pesquisa mineral, somente tenha ganho corpo com as expedições das Entradas, entre os séculos XVI e XVII.
Garimpo Diamantina MG pontos turísticos o que fazer viagem dicas hotel passeios
Como nos EUA muitos indivíduos além da coroa, também se aventuravam por conta, em busca de sucesso e riqueza. O historiador inglês Charles Boxer, relata que o ouro foi encontrado quase que imediatamente na região, que hoje compreende Minas Gerais. Grupos paulistas, após as descobertas, começaram a povoar a região, antes disso quase deserta. Da mineração, é que veio o ímpeto para o desenvolvimento da agricultura e do comércio local, para atender às comunidades de garimpeiros e aventureiros.
Garimpo Real Diamantina MG
No início, o ouro era garimpado no leito dos rios, no processo conhecido como mineração de aluvião. Porém, com a abertura de minas, o processo se tornou mais custoso e demorado, envolvendo grandes escavações. Embora, se mostrasse muito mais rentável. Primeiro foram escavados os chamados tabuleiros, não muito profundos e nas margens dos rios, para depois serem abertas minas em encostas, chamadas de “grupiaras”.

Como é feita a extração do ouro – Garimpo Real

Em uma visita guiada pelo Garimpo Real, situado a 9 km da cidade de Diamantina – MG, o garimpeiro Belmiro, um grande conhecedor dos processos segue o passeio descrevendo com dedicação e detalhes cada passo da visita. Nos chamou bastante à atenção, o estado de conservação de um espaço que vem sendo explorado, há mais de 200 anos. As típicas agressões evidentes à natureza – um traço da atividade de garimpo – sequer podiam ser notadas.
Garimpo Diamantina MG pontos turisticos passeios dicas viagem
Lavadeira
O garimpeiro descreve como é feita a extração do ouro, desde os tempos do Brasil Colônia. Técnicas rudimentares, que permitem a exploração mineral sustentável, sem uso de motores ou bombas de sucção, ou ainda de metais pesados, como o mercúrio. Entenda mais sobre essas técnicas 
Garimpo Real Diamantina MG
Banca de corte

Curiosidades

Os diamantes, por exemplo, são minerais que se formam sob pressões monstruosas, a dezenas de quilômetros da superfície da terra. Erupções vulcânicas ao longo dos milênios, trouxeram fragmentos dessas pedras até a superfície. A erosão de solos com essas pedras, leva os fragmentos até o leito dos rios, onde eles podem ser explorados com técnicas de aluvião.
Garimpo Diamantina MG pontos turísticos o que fazer passeios dicas turismo viagem
Raro e difícil de ser extraído, o diamante, é proveniente de uma rocha chamada Kimberlita .- um nome dado em razão da região de Kimberley, na África do Sul, uma das maiores produtoras da pedra, até os dias de hoje.

Fonte: Geologo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário