A diferença entre o ouro puro e a peça banhada
Nem toda peça de ouro é feita de ouro puro. Em alguns casos, uma joia contém metal coberto com ouro para imitar o puro. Isso reduz o custo de produção da peça e abaixa o preço de venda. O ouro puro e metais banhados têm características que permitem a especialistas distingui-los.
Processo de peças banhadas a ouro
O banho de ouro envolve um processo eletroquímico no qual joalheiros colocam moléculas finas de ouro em uma base de metal, como o cobre ou latão. Alguns produtos banhados a ouro não são criados usando o metal verdadeiro, mas algo que tem uma cor dourada. A cor do ouro é desgastada por poluentes e sais. A joia banhada não tem a durabilidade de peças de ouro verdadeiro.
Escavando ouro
Os mineiros retiram ouro da terra e da água utilizando vários métodos, incluindo a peneira e lavagem a seco. O metal extraído é ouro puro ou tem mercúrio e prata incluídos. O ouro deve ser refinado para ter valor de mercado. O mercúrio pode ser removido do ouro aquecendo-o até que evapore. No entanto, os refinadores devem tomar medidas para evitar a inalação dos vapores tóxicos do mercúrio. Em seguida, o ouro é derretido em diferentes formas, como barras e moedas.
Propriedades
O ouro não é magnético. Os produtos banhados a ouro podem conter metais magnéticos como o aço, que serão atraídos por um ímã. Os metais comuns também reagem com o ácido nítrico, mas o ouro não. No entanto, os testadores de ouro que utilizam ácido nítrico devem saber o que estão fazendo, pois ele pode queimar gravemente a pele.
Distinguindo
Os joalheiros não podem, legalmente, vender um produto como ouro, a menos que tenha pelo menos dez quilates. No entanto, sem testes sofisticados, distinguir entre dez e nove quilates pode ser difícil. Ao procurar ouro verdadeiro, os consumidores devem comprar em lojas que tenham garantia de qualidade e testar as peças. Além disso, peças com um acabamento ruim são provavelmente banhadas.
Fonte: Geologo.com
Fonte: Geologo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário