Catoca vai produzir sete milhões quilates de diamantes
Saurimo - A Sociedade Mineira de Catoca, maior empresa diamantífera de Angola e a quarta maior do mundo, prevê este ano produzir sete milhões quilates de diamantes, informou nesta terça-feira, em Saurimo, o director-geral da instituição, Sergei Amelin.
1 / 1
MINA DO CATOCA
Foto: Helder Dias
LUNDA SUL: SERGEI AMELIN - DIRECTOR GERAL DA SOCIEDADE MINEIRA DE CATOCA
Foto: HÉLDER DIAS
Sem avançar a perspectiva da facturação para este ano, o gestor fez saber que a mina central de Catoca prevê produzir seis milhões, enquanto a CATE-42, inaugurada em 2017, um milhão.
Informou que no ano transacto, Catoca produziu um total de 7 milhões e 400 mil quilates de diamantes, justificando que os níveis de produção do presente ano serão quase iguais, tudo porque a empresa está engajada no arranque do projecto mineiro Luaxe.
Explicou que o continuam a ser desenvolvidos trabalhos técnicos na referida mina, relactivamente à avaliação dos primeiros diamantes e um estudo técnico económico sobre a rentabilidade da mesma, para o arranque do projecto.
Lembrou que a mina cujo arranque oficial está previsto para Março próximo representa uma reserva a volta de 350 milhões de quilates e uma previsão de exploração de cerca de 29 anos, com 100 hectares de superfície e está a ser projectada até a profundidade de 400 metros.
Quanto ao número de empregos que serão gerados na Mina do Luaxe, Sergei Amelin, disse que a previsão é de mais de dois mil numa primeira fase.
O gestor prestou estas declarações à imprensa, à margem da visita do governador da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo, efectuada à referida empresa.
A Sociedade Mineira de Catoca Lda é uma Empresa angolana de prospecção, exploração, recuperação e comercialização de diamantes.
Catoca é a maior empresa no subsector diamantífero em Angola, sendo responsável pela extracção de mais de 75% dos diamantes angolanos.
Além do Kimberlito de Catoca, que explora na Lunda Sul, a empresa tem participação maioritária em concessões como a do Luemba, Gango, Quitúbia, Luangue, Vulege, Tcháfua e Luaxe.
Fonte: Geologo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário