Mapa revela mais de 2000 explorações mineiras ilegais na Amazonia
A extração mineral ilegal nas florestas da Amazónia não é um problema novo. Contudo, fica agora mais clara a dimensão do fenómeno com um novo mapa online que permite identificar 2312 locais em 245 áreas distintas de 6 países onde é ilegalmente extraído ouro, diamantes ou coltan (uma mistura de dois minerais muito procurada pela indústria electrónica).
O mapa, criado pela Rede Amazónica de Informação Socioambiental Georreferenciada (RAISG), cobre os sete milhões de quilómetros que constituem a Amazónia, que para além do Brasil envolve a Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.
-
Bolsonaro defende mineração em terras indígenas
O mapa é divulgado a poucas semanas de, no Brasil, Jair Bolsonaro assumir a Presidência. O político do Partido Social Liberal é um conhecido apoiante do sector mineiro, e durante a campanha prometeu autorizar a exploração de recursos em áreas indígenas protegidas.
“No meu governo, o progresso vai entrar nas terras indígenas, como vai entrar nos quilombolas também. O quilombola [habitante dos quilombos, populações históricas de afrodescendentes] que quiser garimpar na sua terra, vai garimpar. Se quiser vender sua terra, vai vender também. O que a comunidade indígena quer é se integrar cada vez mais à nossa sociedade”, declarou Bolsonaro em Julho, num comício no interior do estado brasileiro do Pará.
Fonte: Público
Nenhum comentário:
Postar um comentário