Uma pedra preciosa é uma peça de cristal mineral que, em forma lapidada e polida, é usada para fazer joias ou outros adornos. No entanto, certas rochas e ocasionalmente materiais orgânicos que não são minerais também são usados para joias e, portanto, são considerados pedras preciosas. A maioria das pedras preciosas é dura, mas alguns minerais macios são usados em joias por causa de seu brilho ou outras propriedades físicas que têm valor estético. A raridade é outra característica que empresta valor a uma pedra preciosa.
Pedras Preciosas
Diamantes, esmeraldas e rubis, certamente, são pedras famosas por sua beleza e raridade, mas existem outras gemas igualmente belas e raras, menos conhecidas, encontradas ao redor do mundo.
Com cores e formas variadas, as cinco pedras que veremos a seguir rivalizam em beleza com os maiores diamantes do mundo.
Demantoid Garnet (Granada Demantóide)
Granada Demantóide
As granadas são pedras conhecidas desde a antigüidade mas essa variedade permaneceu desconhecida até 1853 quando foi descoberta nas águas geladas do rio Bobrovka, nos monte Urais, Rússia.De um verde vivo e incomum, a pedra brilhava como diamante e logo ganhou fama e seus preços dispararam.
Durante o comunismo, o Demantóide desapareceu do mercado internacional voltando no final dos anos 80, com o fim da União Soviética.
Os demantóides geralmente são pequenos e, depois de lapidados, dificilmente atingem mais de um quilate (200mg).Pedras de alto nível acima dos cinco quilates além de raras, podem atingir exorbitantes 10.000 dólares por quilate.
Paraiba Tourmaline (Turmalina da Paraíba)
Turmalina da Paraíba
Mais uma dentre as pedras preciosas e semi-preciosas encontradas no Brasil, a turmalina da Paraíba destaca-se pelo seu tom azul-turquesa radiante.
As turmalinas são encontradas em praticamente todas as cores do arco-íris mas essa tonalidade de azul era desconhecida até a descoberta dessa variedade da Paraíba.
Normalmente, o que dá origem a coloração das turmalinas são os elementos ferro, manganês, cromo e vanádio.Mas, a gema paraibana, deve a sua cor magnífca a um elemento nunca encontrado antes numa turmalina, o cobre.Mais tarde descobriu-se que ela também contém manganês.
Em 2001, subitamente apareceram no mercado turmalinas azuis vindas da Nigéria e o estado brasileiro perdeu a exclusividade na produção dessas pedras.
Foi uma surpresa intrigante.Como uma variedade rara poderia ser encontrada em continentes diferentes, com a mesma proporção de cobre e manganês, tão parecidas, que até cientistas têm dificuldade para mostrar diferenças entre elas?
Uma explicação bem plausível, é o da separação do supercontinente que existiu há 250 milhões de anos, a Pangéia. Pelo mapa podemos ver que a costa lete do Brasil encaixa-se na costa oeste da África com o nordeste brasilero ficando exatamente na região onde é a Nigéria. Então, é natural que essas duas regiões, hoje tão distantes, compatilhem dos mesmos elementos em sua formação, tornando o mundo das pedras preciosas ainda mais interessante.
Alexandrite (Alexandrita)
Duas cores da alexandrita
A alexandrita recebeu esse nome pois seus primeiros cristais foram descobertos em abril e 1834, na época do Czar Alexander II, numa mina de esmeraldas no rio Tokavaya, Rússia.
Uma característica que torna esta pedra especial é que, devido a sua composição química , ela muda de cor dependendo da iluminação. Ela varia de verde ou verde azulado à luz do dia a vermelho ou púrpura avermelhado sob iluminação incandescente.
A alexandrita é um crisoberilo que, além de titânio e ferro, contém também cromo como sua maior impureza, e é ele o responsável pela mágica das cores.
Quando pensava-se que as reservas russas haviam se esgotado, o interesse pelas pedras diminuiu pois as alexandritas encontradas em outras minas raramente apresentavam a cobiçada mudança de cor.
Essa situação mudou em 1987, quando foram descobertas alexandritas em Hematita, Minas Gerais. Apesar das cores das pedras brasileiras serem reconhecidamente mais fracas elas apresentavam claramente a mudança de cor, tão desejada pelo mercado.Isso tornou a região num dos mais importantes depósitos do mineral.
Hoje, as pedras ao encontradas em países como Tanzânia, Burma, Madagascar, Índia e Zimbábue, mesmo assim elas ainda são consideradas uma raridade e, sem dúvida, é uma pedra que você dificilmente vai encontrar numa joalheria.
Padparadscha Sapphire (Safira Padparadscha)
Rara safira padparadscha
Da mesma família das safiras e dos rubis, a Padparadscha é uma variedade de corundum de coloração única, laranja rosada, romanticamente descrita como uma mistura da cor da flor-de-lótus e o por-do-sol.
O local original da padparadscha é o Sri Lanka e os mais puristas consideram o país como o único lugar onde é possível encontrar as verdadeiras pedras. Mesmo assim, exemplares do ótima qualidade foram encontradas no Vietnã, no distrito de Tunduru, na Tanzânia e em Madagascar.
No vale Umba, também na Tanzânia foram encontradas safiras laranja que criaram certa polêmica pois os comerciantes recusam-se a classificá-las como padparadschas, pois são mais escuras que o ideal, com tons marrons.
Estas belas gemas estão entre as mais caras do mundo, com preços similares aos dos melhores rubis e esmeraldas. Os preços variam bastante, de acordo com o tamanho e a qualidade, com as melhores pedras alcançando até 30.000 dólares por quilate.
A maior padparadscha já encontrada tem 100.18 quilates e encontra-se no Museu de História Natural de Nova York.
Benitoite (Benitoíte)
Benitoíte, símbolo da Califórnia
Considerada a pedra símbolo da Califórnia, a benitoíte foi descoberta no começo do século passado na localidade de San Benito County, da qual deriva o seu nome.
A benitoíte é uma pedra rara composta por titânio e bário e fluorescente na presença de luz ultra-violeta. Apreciada por colecionadores, seu grau de dureza torna-a adequada para o uso em jóias, mas isso raramente acontece por falta de material utilizável para este fim.
Benitoítes lapidadas têm preços equivalentes aos das safiras de boa qualidade, apesar de mais raras.Pedras de alta qualidade entre 1 e 2 quilates podem alcançar preços de 6000 dólares por quilate.
Ela é muito valorizada por colecionadores que dizem que as melhores pedras tem o azul profundo das melhores safiras e o brilho dos diamantes de alta qualidade.
Além da Califórnia, o raro mineral, é encontrado em outras poucas localidades como o estado do Arkansas e o Japão.
A mais rara pedra preciosa
A pedra preciosa mais rara do mundo é o amolite, uma gema orgânica, produto da fossilização das conchas dos amonites (semelhante aos nautilus), criaturas pré-históricas extintas há milhões de anos.
Composto principalmente pelo mesmo mineral da madrepérola encontrada nas conchas dos moluscos atuais, o amolite brilha em todas as cores do espectro, como algumas opalas.
Encontrado nos Estados Unidos e Canadá, em 1981, ganhou oficialmente o status de pedra preciosa e, no mesmo ano, a exploração comercial iniciou pela mineradora canadense Korite International, a maior produtora mundial de gemas de qualidade.
Macio e delicado, exige técnicas de processamento especiais conhecidas apenas por alguns peritos especializados. Em seu estado bruto,ele é vendido entre 30 a 65 dólares por quilate (150 a 325 dólares por grama).
Comparado a outras pedras preciosas o amolite é praticamente desconhecido, pois só conseguiu atrair o interesse do ocidente durante os anos 70. Entre os praticantes do Feng Shui a pedra ganhou popularidade no final dos anos 90, quando recebeu o nome de Pedra das Sete Cores da Prosperidade.
Atualmente, o maior mercado consumidor de amolite é o Japão.
Histórias
Muitas vezes quando ouvimos falar de pedras preciosas não imaginamos a quantidade de histórias que existem por traz de cada pedra, muitas lendas, muitas crenças e muitas curiosidades. Quando eu comecei a trabalhar com as pedras, eu não imaginava a quantidade de pedras existentes, conhecia muito pouco, mas ao ir descobrindo a infinidade de pedras e suas histórias, me tornei um apaixonado por estas relíquias que a natureza nos oferece, e em meu leilão comecei a descrever um pouco sobre o que eu descobria de cada pedra, com a intenção de compartilhar com outras pessoas o encantador mundo das pedras preciosas e a grande generosidade que a natureza nos proporcionou, em nos permitir prestigiar estes lindos e coloridos minerais. Eu sei que ainda falta muita coisa para eu poder me tornar um conhecedor de todas as gemas, pois ainda estou começando, mas é com muita satisfação que apresento aos senhores o pouco que eu consegui pesquisar sobre essas preciosidades naturais. Espero que os senhores possam gostar e se deliciar com algumas curiosidades destas pedras preciosas, eu continuarei pesquisando e assim atualizando este guia.
Ágata
A Alemanha foi a principal produtora até o início do século XIX, hoje suas jazidas estão esgotadas. As ágatas sul-americanas em geral são cinzentas. Seus desenhos são revelados através de processos de tingidura que já eram conhecidos pelos antigos romanos. É uma pedra de cor variável, onde em uma pedra pode-se encontrar muitas cores.
Jazidas: Sul do Brasil e Norte do Uruguai
Curiosidades: Ajuda a obter equilíbrio físico e mental. Atua no sentido da consciência. Nos dá autoconfiança.
Água-marinha
Juntamente com a esmeralda, berilo e morganita, pertence ao grupo do berilo. Seu nome é devido à sua cor, do latim “acqua marinae”. Os cristais grandes são relativamente frequentes.
Em 1920 foi encontrado o maior cristal no Brasil: pesava 110 Kg aproximadamente.
Jazidas: As Águas-marinhas são encontradas principalmente no Brasil, onde existem as maiores jazidas, também s são encontradas em outros países, como por exemplo: Magadascar, Austrália, Índia, Africa do Sul e EUA.
Cuidados com a sua Água-marinha: A Água-marinha é quebradiça e sensível à pressão. Deve-se retirar a sua jóia em atividades como esportes, trabalhos de casa ou qualquer outra coisa que possa riscar, trincar ou quebrar a pedra
Curiosidades: Na mitologia, a Água-marinha é um presente de Netuno ás sereias e seres do mar. Dizia-se que as ninfas levavam as águas marinhas nas costas dos cavalos marinhos. Até hoje, a água-marinha é a pedra de proteção dos marinheiros. É também conhecida por “reacender” o amor em casais ou fazer com que a pessoa que a carrega livre-se de toda maldade existente no mundo. A água-marinha é considerada também o símbolo da felicidade e juventude eterna.
Alexandrita
Uma das mais místicas pedras. É uma “esmeralda” de dia e um “rubi”de noite. À luz do dia é verde e, com luz artificial, vermelha. Quanto mais espessas as pedras, maior a facilidade de se ver a mudança de cor. Seu nome, alexandrita, deve-se ao Czar Alexandre II.
As histórias contam que foi descoberta em 1830 no mesmo dia que o Czar Alexandre II fazia aniversário eo seu nome foi dado a pedra. A maior alexandrita lapidada pesa 66 ct e está em Whashington.
Jazidas: As jazidas de Alexandrita estão localizadas principalmente em Sri Lanka e Zimbabue e Brasil, mas não possuem uma mudança de cor muito expressiva quanto as encontradas antigamente nos Montes Urais, na Rússia. Em 1987, foi descoberta no Brasil uma alexandrita em que a mudança de cor é impressionante.
Cuidados com a alexandrita: A Alexandrita, apesar de possuir dureza 8½, é sensível à pressão. Deve-se evitar bater em superfícies duras. O calor excessivo (como o fogo de um maçarico de joalheria) também altera muito a sua cor.
Curiosidades: Por ter sido encontrada pela primeira vez na Rússia, era muito apreciado pelos aristocratas russos. As cores vermelhas e verdes desta gema são as cores militares do czarismo. É uma pedra sofisticada e acredita-se que mostra o lado mais refinado e mais elegante da vida.. Usado na mão esquerda, pode ajudar a inibir energias indesejáveis das emoções. Quando guardado em uma caixinha, elimina estados emocionais intensos, permitindo que você reaja à situação de forma mais racional.
Ametista
A ametista é a pedra mais apreciada do grupo do quartzo. Os seus cristais sempre crescem sobre uma base. Quando têm formato de pirâmides, a cor mais intensa predomina nas pontas dos cristais. Existem algumas variedades de ametista, podendo apresentar faixas brancas de quarzo leitoso. O nome, Ametista, vem do grego e provavelmente significa “não bebido”ou ainda “não ébrio” devido, provavelmente, à sua história na mitologia.
Jazidas: As Ametistas são encontradas em geodos, gretas ou jazidas aluvionares. As jazidas mais importantes estão no Brasil, Uruguai e República de Malgaxe.
Cuidados com a sua ametista: A Ametista é uma pedra muito durável e por isso é uma ótima escolha para o uso diário. Deve-se apenas tomar o cuidado de retirar a jóia em atividades em que a pedra possa sofrer riscos. Tomando-se este cuidado a pedra estará sempre intacta.
Curiosidades: Na mitologia, a Ametista foi resultado de uma discussão amarga travada entre os deuses Baco e Diana. Para proteger a sua serva, Diana a transformou em um cristal transparente. Quando a discussão acabou, Baco, cheio de remorso, derramou um cálice delicado de vilho sobre o cristal, dando a ele uma cor violeta. A ametista foi considerada também um amuleto para proteção de soldados e para ajudar caçadores a capturar bestas selvagens.
Berilo
Assim como a Esmeralda e Água-marinha o Berilo é do mesmo grupo ou família, é uma gema que pode ter várias cores, como o transparente, amarelo, verde e rosa. Sua composição é de Silicato de alumínio e berilo.
Jazidas: Os principais centros de extração do Berilo é no Brasil, mas também pode ser encontrado nos EUA, na Africa, Austrália e Índia
Cuidados com o seu Berilo: Tal como para as restantes gemas, temos que as proteger de riscos e de temperaturas elevadas, pois apesar de ser uma pedra resistente devemos ter cuidados para não danifica-la e não arranha-la.
Curiosidades: O Berilo é o irmão da Esmeralda e da Água-marinha, por serem praticamente da mesma formação, isso faz com que eles sejam tão apreciados para serem usados em jóias finas, o Berilo é uma gema muito magnetizante para trazer forças positivas e muito usadas por quem deseja ter sorte em jogos.
Citrino
O nome, citrino, é derivado de sua cor amarelo-limão (do latim citrus). A maioria dos citrinos que se encontram no mercado são na realidade ametistas que quando aquecidas adquirem a cor de citrinos. Os citrinos de cor natural são raros e geralmente são chamados, erroneamente de topázio.
Jazidas: As jazidas mais importantes de citrino estão no Brasil, República de Malgaxe, EUA, Espanha e Montes Urais.
Cuidados com seu citrino: Admirado por sua beleza e durabilidade, o citrino é uma boa escolha para o uso diário. Deve-se apenas tomar o cuidado de removê-lo quando for praticar atividades que possam riscá-los.
Curiosidades: Citrino é filho da Ametista. Quando nasceu, os raios brilhantes do sol bateram em seu rosto dando à ela uma aura dourada radiante. Sua energia focaliza a mente, emoções e intuições.
Diamante
O nome diamante vem do grego e significa “inconquistável, indomável” devido a sua dureza. Há, na história, diamantes famosos, principalmente por seu tamanho ou por sua cor. No Brasil, os primeiros diamantes foram encontrados em 1725, em Diamantina-MG. Durante os séculos XVIII e XIX, o Brasil liderou a produção mundial de diamantes, superado depois pela África do Sul. Apenas 20% dos diamantes são utilizados para joalheria, todo o resto é aproveitado na área industrial
Jazidas: Atualmente, a África do Sul é a maior produtora de diamantes do mundo. Foram encontradas, neste país, chaminés vulcânicas que contém a rocha matriz diamantífera. Podem ser encontrados também em muitos outros lugares da Terra, como o Brasil e a Sibéria.
Cuidados com seu diamante: O diamante é a pedra mais durável de todas as pedras preciosas existentes. O único cuidado que deve-se ter com os diamantes é guardar separado de outras jóias, pois pode riscá-las.
Curiosidades: Existem muitas histórias sobre os diamantes. Os gregos acreditavam serem lascas de estrelas que caíram na Terra. É o símbolo do amor “inquebrável” e a razão de usar-se um anel de diamantes no terceiro dedo da mão esquerda é porque os egípcios acreditavam que a “veia do amor” vinda diretamente do coração, terminava neste dedo.
Mês: abril Simboliza: pureza e invencibilidade
Esmeralda
A esmeralda, assim como o berilo e a água-marinha, é do grupo do berilo e é a pedra mais nobre dele. O seu nome provém do grego “smaragdos”, mas a origem provavelmente é do hindu antigo e significa “pedra verde”. Somente as qualidades mais preciosas de esmeralda são transparentes. Geralmente esta pedra aparece com inclusões e estas não são consideradas defeitos desde que não sejam importantes. Estas inclusões, muitas vezes, são prova de que a pedra é autêntica.
Jazidas: As jazidas mais importantes de esmeralda estão na Colômbia. A melhor delas foi explorada pelos incas e posteriormente abandonada. No séc XVII esta jazida for redescoberta e possui esmeraldas de qualidade muito fina. Existem também jazidas no Brasil e no Zimbabue.
Cuidados com sua esmeralda: A esmeralda não deve ser utilizada em atividades como esportes, trabalhos de casa ou qualquer outra atividade onde a esmeralda possa receber pancadas. A esmeralda é uma pedra muito sensível a batidas fortes e riscos. Deve-se evitar também mudanças de temperatura repentinas.
Curiosidades: Esmeralda era a deusa sagrada dos Incas. Antigamente esta pedra era dada às jovens como um talisman para ter proteção e dar facilidade no parto. Acreditava-se que honrar esta deusa Inca e suas filhas traria um amor verdadeiro e fiel. Os egípcios acreditavam que esta pedra estava associada à fertilidade e ao renascimento. Existem muitas lendas ainda sobre esta pedra. Algumas pessoas dizem, por exemplo, que colocando-se a esmeralda embaixo da lingua, pode-se ver o futuro….
Espinela ou Espinélio (Spinel)
Muitos rubis, famosos por se acharem incrustados em coroas da realeza são, na verdade, espinelas. A mais famosa é a ‘Black Prince’s Ruby’, uma espinela de 170 quilates, de um vermelho magnífico, que adorna a coroa imperial do estado entre as jóias da coroa britânica. Henrique V chegou a usá-lo no seu capacete de batalha. O rubi de Timur, uma gema vermelha de 352 quilates, atualmente propriedade da Rainha Elizabeth II, tem a marca de alguns imperadores que o possuíram antes, conferindo-lhe inegável prestígio. Em Mianmar, onde são encontradas algumas das cores mais deslumbrantes de espinelas, esta gema foi classificada como uma espécie distinta do rubi em 1587. Noutros países a confusão com o rubi manteve-se por centenas de anos.
Apreciada atualmente pela sua própria natureza, a espinela é uma das pedras preciosas preferidas dos negociantes e colecionadores de gemas devido ao seu brilho, dureza e ao largo espectro de cores deslumbrantes.
Tem interesse particular, uma variedade cor-de-rosa quente, vívido, com laivos laranja, explorada nas minas de Mianmar o que lhe dá características únicas como gema. A espinela aparece também em tons azuis e é, então, designada como espinela de cobalto, sendo estes exemplares raríssimos. Porque a espinela pode também ser produzida artificialmente em laboratório destinada a ornamentar anéis com a imitação da pedra de nascimento, é frequente associar-se o nome de espinela ao seu fabrico sintético.
A espinela é uma gema resistente, perfeita para a indústria da joalharia. Facetada, o mais das vezes é talhada em forma oval ou circular, sendo muito difícil de encontrar em tamanhos calibrados dada a sua raridade.
Granada
É uma gema que pode ter várias cores, à excepção do azul. os tons rubros vão desde o framboesa ao vermelho cor de sangue. os tons de verde são equivalentes aos das esmeraldas, existindo ainda granadas em tonalidades de amarelo, laranja e castanho. Os variados aspectos das granadas possibilitam uma utilização adequada a todos os gostos e acessível a todos os bolsos. O nome granada não designa uma gema, mas um grupo de gemas. As granadas mais importantes como pedras preciosas são piropo (a mais valiosa), rodolita, tsavorite, almandina, espessartina, grossulária, hessonita e andradita. Conforme a espécie, pode-se ter granada incolor, vermelha (a mais comum), amarela, marrom, preta e até verde (chamada demantóide).
Jazidas: Os principais centros de extração de granadas são a áfrica do sul, o sri lanka, madagáscar, brasil, índia e austrália.
Cuidados com a sua Granada: Tal como para as restantes gemas, temos que as proteger de riscos e de temperaturas elevadas.
Curiosidades: De acordo com a lenda, Noé o patriarca Bíblico, utilizou uma grande Granada como iluminação da Arca da Salvação.
Olho de Gato
Pedra do Grupo Quartzo, possui uma beleza rara, geramente é uma pedra de duas cores, ou verde com cinza, ou marrom avermelhada. As inclusões anfibolicas, que proporcionan nela essa bela mistura de cores, e transforma essa pedra em um mineral muito desejado pelos joalheiros, para ser usada em belas jóias , por causa da sua beleza natural e mistica. O olho de gato é encontrado na Australia, Africa do Sul, EUA e Brasil. O sua composição de origem é o dióxido de silício, a sua dureza é 7 na escala mohs.
Ônix
É uma variedade da ágata. Também é chamado de “pedra unha”. Usado com frequência para confecção de camafeus. O ônix preto era muito valorizado para contas de rosários (terços). O livro “The Magick of Kiram, King of Pérsia” publicado em 1686 afirmava que era possível ficar invisível usando-se um anel de ônix! Existem ônix com variadas cores uns de faixas brancas alternando-se com preto, marrom, vermelho e preto.
Curiosidades: É muito utilizado por atletas ou pessoas que exercem funções. Acredita-se que o uso desta pedra em uma jóia proporciona equilíbrio para a mente e o corpo. Traz autoconfiança.
Opala
As opalas são pedras conhecidas pela sua grande variedade de cores na mesma pedra. Seu jogo de cores varia segundo o ângulo em que se olha. Há tempos atrás, estas cores eram explicadas como sendo uma refração da luz sobre lâminas muito finas .Hoje sabemos que são minúsculas esferas do cristal cristobalita inclusos em uma massa de sílica. O nome OPALA é de origem sânscrita “upala” que quer dizer pedra preciosa . Opalas de elevada qualidade chegam a ser mais valiosas que os diamantes, podendo chegar a U$ 20.000 por quilate.
Jazidas: Até o inicio deste século, as opalas mais nobres provinham da extremidade oriental da Tcheco-Eslováquia. Logo depois foram encontradas jazidas australianas, de boa qualidade. Existem jazidas também no Brasil, Guatemala, Honduras, Japão e EUA. Acredita-se que as opalas demoram aproximadamente 60 milhões de anos para se formar.
Cuidados com a sua opala: A opala é uma pedra que sempre contém um pouco de água em sua composição. Sua proporção varia de muito pouco a 30% de água. Com o tempo, a pedra pode perder sua água e ficar com fissuras e diminuir sua opalescência. Embebendo a pedra em azeite ou água, as fissuras desaparecem, ainda que temporariamente. Para impedir seu envelhecimento e incrementar seu jogo de cores, é aconselhável guardá-la em algodão úmido. É uma pedra muito sensível também à pressão e golpes, assim como ácidos e álcalis. Mantenha sempre longe de mudanças bruscas de temperatura e produtos de limpeza.
Curiosidades: A pedra Opala é conhecida como a pedra portadora de boa fortuna e que sua presença trás amor em abundância e afasta os males. Os Romanos acreditavam que a pedra era símbolo de esperança e pureza. A Mitologia diz que quando o universo foi terminado, Deus raspou todas as cores de sua paleta e criou a opala, uma pedra mística muito colorida. Os árabes, no entanto, acreditavam que as opalas caíam do céu nos flashes dos relâmpagos e adquiriam assim sua cor maravilhosa.
Peridoto
O nome desta pedra é derivada do grego, mas seu significado é desconhecido. Crisólita, um sinônimo, significa (do grego) “pedra de ouro”. Em mineralogia, o nome usado para o peridoto é Olivina (por sua cor verde-oliva). O maior peridoto lapitado pesa 310ct e está em Whashibgton (E.U.A.).
Jazidas: As jazidas do Mar Vermelho e Zebirget vem sendo exploradas há 3.500 anos. Pedreiras na Birmânia produzem pedras muito boas. Os peridotos também podem ser encontrados na Austrália, Brasil (Minas Gerais), África do Sul, E.U.A e Zaire. No norte da Ásia existem peridotos lapidados procedentes de um meteorito caído em 1749, na Sibéria
Cuidados com o peridoto: Embora o peridoto seja uma pedra recomendada para uso diário, deve-se tomar cuidado com os riscos e as mudanças de temperatura extremas.
Curiosidades: O peridoto era conhecido como a pedra vinda de Pele, o deus havaiano do vulcão. Suas potências místicas foram reconhecidas por sacerdotes Egípcios em seus rituais antigos. Sua presença teria ajudado a ganhar o prazer de seus deuses. Tempos depois, os cavaleiros das cruzadas tiveram o Peridoto como o símbolo da sabedoria e da pureza. Como sua presença foi verificada em meteoritos caídos no céu à noite, acreditavam que ele traria coragem e riqueza grande. Acredita-se que para desenvolver a sua força como talismã, deve ser cravado no ouro
Pérola
A origem da palavra pérola vem do latim e seu significado talvez venha de um molusco “perna” ou devido a sua forma esférica “sphaerula”. As pérolas são produzidas por moluscos e seu tamanho varia do de uma cabeça de alfinete e o de um ovo de pomba. A maior pérola encontrada pesa 450 quilates. A pérola se origina de uma reação do molusco a corpos estranhos que penetram no seu interior. As pérolas cultivadas não são uma imitação, mas sim uma forma do homem colaborar para sua formação natural. A produção das pérolas cultivadas é causada pela introdução de corpos estranhos nos moluscos.
Jazidas: As pérolas de melhor qualidade encontram-se no Golfo Pérsico (pérola do oriente). Existe também extração na Índia e Sri Lanka, na Austrália e na América Central. As pérolas cultivadas são produzidas em larga escala no Japão.
Cuidados com a pérola: As pérolas têm que ser armazenadas separadamente das outras peças, envolvidas em tecido. Limpe-as com um pano úmido e evite produtos químicos da casa, produtos para os cabelos, cosméticos e perfumes pois tiram o brilho das pérolas
Curiosidades: A pérola é a gema dos amantes. Dizem que foi usada em “poções do amor? por séculos e se usada enquanto estiver dormindo, terá sonhos de romances verdadeiros. Protege a inocência e simboliza a pureza.
Quartzos
Quartzo Cristal: Conhecido também como Cristal de Rocha. A palavra cristal deriva de krystallos (palavra grega que significa gelo). Na antiguidade acreditava-se que o cristal de rocha era um gelo eterno.
Quartzo Fumê: Também conhecido com Murion e Smoky Quartz é muito usado em meditações, permite penetrar em áreas obscuras trazendo luz e amor. O quartzo fumê é associado com o chakra do umbigo e é um dos cristais mais poderosos, também ajudando a estimular e purificar as energias. Esse tipo pode ser encontrado em várias qualidades de cristal, mas considero os de quartzo branco e fumê os que podem trazer maior força energética, por serem considerados universais.
Quartzo Rosa: Está sintonizado com os estados emocionais. Aumenta a expressão física do amor. Nos dá paz interior. Dissolve cargas acumuladas que reprimem a capacidade de dar e receber amor, acredita-se que uma joia de quartzo rosa é muito bom para crianças, pois ajuda a desenvolver um espírito educativo e compassivo.
Quartzo Verde: Cristais de quartzo verde – manifestando abundância, estimula a criatividade e facilita a vida, mantém os pés no chão; é também conhecida como aventurina.
Quartzo Cristal Rutiloso: Da mesma família do Quartzo Cristal é um quartzo diferente por ser riscado naturalmente, da onde vem o seu no me rutiloso. Assim como o Quartzo Cristal, é muito usado para a meditação e a elevação do espirito.
Jazidas: É encontrado em todo o mundo.
Cuidados com seu quartzo: Deve-se tomar o cuidado de removê-lo quando for praticar atividades que possam quebra-lo
Curiosidades: Recebe, transmite e amplia as energias positivas, excelente para a meditação.
Rubi
O nome rubi vem do latim “Ruber” que significa vermelho. Assim como a safira é do grupo dos Coríndons. É o mineral mais duro depois do diamante. Assim como as esmeraldas, possuem muitas inclusões que são provas de sua legitimidade. Apenas 1% dos rubis são utilizados para joalheria. Os rubis grandes são raros e muito valiosos. O maior rubi digno de ser lapidade tinha 400ct e foi encontrado na Birmânia.
Jazidas: As jazidas de Rubi estão localizadas principalmente em Sri Lanka, Birmânia, Tailândia e Tanzânia
Cuidados com o rubi: O Rubi é a mais durável das pedras preciosas depois do diamante. Para assegurar longa vida de sua joia proteja-a dos riscos.
Curiosidades: Conhecido na antiguidade como “Ratnarak”, o rei das pedras preciosas, acreditava-se que o rubi foi liberado do ovo mágico de Naga, um dragão feroz de Burma antiga. O rubi deve ser usado como um amuleto para preservar a sua saúde, tirará seus medos e trará uma paixão abundante em sua vida.
Safira
O nome Safira, vem do grego e significa “azul”. Antigamente, o nome safira era utilizado para designar todas as pedras azuis. A safira pertence ao mesmo grupo do rubi, o grupo dos coríndon. As safiras possuem diversas cores, desde o azul, amarela, roséa, laranja pois a única cor da família dos coríndons que não é safira é a vermelha, que é o rubi. Em 1966, foi encontrada a maior safira estrelada (astérica), um cristal de 63.000 quilates (=12,6kg).
Jazidas: As jazidas mais importantes de safiras estão na Austrália (Queensland desde 1870), Birmânia, Sri Lanka e Tailândia. As melhores Safiras vinham, antigamente, de Kashmir, na Índia; a jazida se encontrava a 5000m de altitude e estava sendo explorada desde 1880 e parece estar esgotada
Cuidados com sua safira: É uma pedra muito resistente, um dos mais duráveis. Deve-se apenas tomar cuidado com os riscos.
Curiosidades: A lenda, sobre as safiras são muitas. Os persas diziam que a terra teria sido apoiada sobre uma safira e o azul dos lagos refletiam a sua imagem (o azul do céu). A safira foi um talismã aos imperadores, aos santos e aos sacerdotes. Os hindus acreditavam que as safiras eram a união da humanidade com o céu.
Topázio
Normalmente pensa-se no Topázio como amarelo dourado, transparente. no entanto, ele pode ainda ser amarelo-laranja, vermelho, cor de mel, cereja escuro, verde claro, azul e rosa. O nome Topázio deriva da palavra Grega (Bllhar) e também se aplica à palavra fogo. O Topázio Imperial e os Rosas são os mais valiosos.
Jazidas: O Topázio encontra-se no Brasil, na Nigéria e no Sri Lanka
Cuidados com seu Topázio: Recomenda-se tirar o Topázio para atividade que possam gastar, riscar ou quebrar a pedra
Curiosidades: Envolto em tradição e romance desde há milhares de anos, o Topázio distinguia-se pelo seu enorme poder . Os Gregos sentiam que usando esta pedra em uma jóia lhes davam força para superar os problemas do dia-a-dia e lhes davam sorte nas batalhas. Dizia-se ainda que o Topázio em caso de emergência, tornava invisível aquele que o usava e mudava a sua cor na presença de venenos.
Turmalinas
Nenhuma gema possui tanta variedade de cores como a turmalina. Os holandeses levaram as turmalinas á Europa em 1703. O nome vem do singalês, turamali. As turmalinas de uma só cor são muito raras. Num mesmo cristal ocorrem, com frequência, distintas tonalidades e inclusive cores.
Turmalina Azul
Também conhecida como Turmalina Indicolita, é uma classe de turmalina muito rara, quase escassa, muito desejadas pelos peritos de pedras preciosas, é considerada a pedra da franqueza e da fraternidade.
Turmalina negra
Pedra mais poderosa de proteção. É energizante e deve ser utilizada contra inveja.
Turmalina Paraíba
É conhecida por este nome, devido ao estado da Paraíba no Brasil onde ela foi descoberta por Heitor Dimas, é considerada uma pedra muito rara e de um valor muito alto, esta é uma das pedras preciosas mais valiosa que o Brasil possuí. A cor azul piscina desta pedra é diferente por causa da grande quantidade de cobre encontrada em sua formação.
Turmalina Rosa
Conhecida também como Turmalina Rubelita, suaviza as emoções e facilita o processo criativo. É bom para pessoas com dificuldades nos relacionamentos e com medo de se ferirem em questões amorosas. Ajuda a pessoa a aceitar e amar a si mesma. É a doadora de amor na esfera material. Gera alegria e entusiasmo pela vida.
Turmalina verde
É considerada a pedra de maior poder de cura. Ajuda a equilibrar todas as áreas. É extremamente benéfica. Estimula a criatividade e a comunicação. Ajuda a reconhecer e a evitar as energias negativas antes que estas se tornem um mal.
Turmalina Bicolor
Conhecida também como “Turmalina Melancia”, por causa da sua cor verde e rosa, é uma pedra muito apreciada por colecionadores, e muito usada para fazer jóias exóticas, por causa da sua beleza. É uma pedra com um valor razoável mente caro, dependendo da sua qualidade e do seu corte ou lapidação.
Jazidas: As jazidas mais importantes de turmalina é em Sri Lanka, República de malgaxe, Brasil e Moçambique.
Cuidados com sua Turmalina: Quando a turmalina foi utilizada por ancestrais, recomenda-se tirar a sua joia para atividade que possam gastar, riscar ou quebrar a pedra
Curiosidades: As flores do campo, os pássaros, tudo na essência da natureza estão abrangidos na grande variedade de cor das turmalinas. Acredita-se que utilizando a turmalina em sua mão ela restaurará o “prana”, energia vital de sua alma. Usado como amuleto, traz amigos e amantes.
Turquesa
O nome turquesa pode ter sido dado com referência aos turcos, que introduziram esta pedra na Europa. Costuma-se lapidá-la na forma de cabochão e não facetada, pois além de ser uma pedra opaca, possui veios terrosos escuros.
Jazidas: As jazidas do Sinai foram exploradas à 4.000 anos a.c. As melhores turquesas são encontradas no Irã (turquesa persa). Outras jazidas podem ser encontradas no Afeganistão, Austrália, China(Tibet), Israel, Tanzânia e EUA.
Cuidados com sua turquesa: A natureza porosa e a baixa dureza do mineral torna as pedras muito sensíveis pois podem perder sua cor e seu brilho facilmente. Esta pedra pode sofrer alterações pelo suor da pele, cosméticos ou pela perda de sua umidade natural. Deve-se tomar cuidado com riscos ou raspões.
Curiosidades: Para muitas tribos norte americanas a turquesa era considerada sagrada. Eram colocadas em túmulos para guardar os mortos. Os Apaches e outros povos americanos utilizavam a Turquesa na medicina. Há muitos usos mágicos para a Turquesa. É a pedra protetora dos cavalos e carneiros e eram mantidas pelos Navajos como guardiãs, porque combatiam a magia negra.
Fonte: Joalheria.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário