






Na década de 1850, quando a Austrália ainda era uma colônia britânica (conquistaria e independência em 1901), milhares de pessoas viajaram ao então condado de Victoria tomadas pela febre do ouro.


















Cada pedra tem uma origem única e por serem itens descobertos a milhares de anos, é comum que a sociedade tenha atribuído propriedades místicas à elas. Por curiosidades, nós criamos este post sobre o significado das pedras preciosas que usamos em nossas semi joias do dia a dia.
Para não carregar cada uma dessas pedras na sua bolsa, é muito melhor usa-las em acessórios, como brincos, anéis, pulseiras e colares. Cada uma delas pode ser usadas para proteção energética, são capazes de atrair prosperidade e ainda protegem do mau-olhado e da inveja. Quem é mais esotérico, não vai querer abrir mão!

Durante milhares de anos, civilizações antigas têm usado o poder das pedras e cristais em joias, pois em contato com o corpo, elas nos liberam dos bloqueios mentais, físicos e espirituais. Assim, de geração em geração foi passado que somos naturalmente receptivos a energia que as pedras preciosas transmitem.
Então, além de atrair energia positiva, as semi joias com pedras preciosas são ótimas opções de presente, por isso confira alguns nomes e seus significados.

A turmalina é muito usada na nossa produção de semijoias, principalmente em conjunto de brincos e anéis. Essa pedra semi-preciosa é encontrada em diversas cores e isto depende da sua composição.
As ricas em ferro, por exemplo, vão desde o preto ou preto-azulado ao castanho escuro; aquelas ricas em magnésio são castanhas a amarelas e as turmalinas ricas em lítio apresentam-se praticamente em todas as cores azul, verde, vermelho, amarelo ou cor-de-rosa, etc.
E temos a versão brasileira, conhecia como Turmalina Paraíba! Ela tem um tom esverdeado e é uma das gemas mais procuradas de hoje.
Significado: Ajuda na libertação da mente dos sentimentos de culpa, raiva, inveja, ressentimento e insegurança. Ajuda na cura de doenças cardíacas e são excelentes amuletos de proteção.

A ametista é uma variação violeta ou roxa do quartzo, usada desde a antiguidade como pedra capaz de proteger o espírito. A sua cor esta relacionada a espantar as energias negativas do ambiente. Por isso, o significado dessa pedra é purificação do ambiente, elevação da nossa intuição e ajuda a emagrecer.

Uma das pedras preciosas mais conhecida é a esmeralda. Sua cor verde e vibrante é usada a milhares de anos em joias e outros acessórios.
O significado da esmeralda é proteção aos viajantes. Ela tem um efeito protetor a quem viaja muito ou quem vai fazer uma longa viagem. Ela também é a pedra do amor incondicional e da fidelidade.

A Jade é uma pedra que varia do esbranquiçado ao verde-escuro. Além dos acessórios, a pedra jade também é muito usada em estatuetas. Seu nome deriva do espanhol piedra de hijada, ou pedra do flanco. Ela tem um significado de pureza e é utilizada como ferramenta de cura para os rins.
Uma curiosidade sobre a Jade: os povos antigos do México colocavam uma pedra dessa gema na boca dos mortos antes do enterro como sinal de proteção. Interessante né?

O Rubi é a pedra da vitória e é capaz que fortalecer nossa capacidade de liderança e nos tornar mais fortes nos casos de disputas. Seu nome vem do latis rubeus que significa vermelho e ao lado do diamante e da esmeralda, é uma das pedra preciosas mais valiosas do mundo.

Apesar de ser encontrada em diversas tonalidades, a Safira azul é a mais valiosa e conhecida. Essa pedra vem do árabe safir que literalmente significa “pedra preciosa”. A Safira é uma pedra que traz equilíbrio, ajuda quem precisa de concentração e fortalece a mente.
Curiosidade: A Safira e o Rubi são gemas preciosas que podem produzidas em laboratório e ficam idênticas as naturais, exatamente com a mesma composição física e química.

Com certeza, ao pensar em pedra preciosa todo mundo lembra logo de cara do Diamante. Essa é uma gema formada por carbono puro, sua tonalidade mais popular é incolor com nuances amarelas, azuis e verdes. Sua alta resistência e dureza – um diamante só pode riscado e quebrado por outro – transformam essa pedra no símbolo do amor que não pode destruído, por isso é muito popular em anéis de noivado e casamento.
Mas o diamante, tem a sua versão perfeita criada em laboratório, chamada Zircônia. A zircônia é muito usada em semijoias.

A Opala pode ter várias cores, desde o branco, azul, cinza, verde, entre outras. Na Idade Média, era conhecida por protetora dos ladrões, porque acreditava-se que ela tornava seu usuário invisível. E também foi muito popular por se acreditar que ela mudava as cores de cabelo das moças.
A Opala é considerada uma pedra capaz de captar e transmitir boas energia, também está associada à cura do corpo e da mente, oferecendo amor, paz e criatividade a quem a usa.

O nome dessa pedra veio do seu significado, é a gema dos marinheiros. Usada como amuleto da sorte e proteção dos viajantes dos mares. A Água Marinha também proporciona paz, reduz os efeitos do estresse e tem propriedades de cura.

A pedra Turquesa tem uma cor azul meio verde tão única que inspirou na criação da cor de mesmo nome. A cor turquesa vem da presença do cobre na gema. Ela abre os caminhos, atraindo boa sorte e favorece a realização dos nossos sonhos.
