sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Petrobras vale 4,3 vezes menos do que a Ambev

Petrobras vale 4,3 vezes menos do que a Ambev



Publicado em: 11/2/2016 

Segundo o bilionário americano John D. Rockfeller o segredo do sucesso é: acordar cedo, dormir tarde e encontrar petróleo.

Na época ele era o dono da Standard Oil que controlava 90% de todo o petróleo americano.

As coisas mudaram...

Aqui no Brasil a estatal Petrobras, que um dia já foi a maior empresa do país e que é dona de uma gigantesca reserva de petróleo, está encolhendo a uma velocidade incrível.

A Petrobras sofre, nestes últimos anos, de um processo terrivelmente danoso que superpõe a má gestão com uma corrupção interna desenfreada e uma perniciosa interferência do governo.

Em cinco anos o valor de mercado da estatal caiu assustadores 84,73% e, como não poderia deixar de ser, ela despencou da sua posição de maior empresa brasileira.

Hoje a Petrobras vale 4,3 vezes menos do que a nossa maior fabricante de cervejas, a Ambev (veja o gráfico).

Petrobras x Ambev
É isso mesmo!

A Petrobras foi ultrapassada, aqui no Brasil, pela Ambev e pelos bancos Itaú e Bradesco e, pelo andar da carruagem, poderá ser ultrapassada, também, pela Brasil Foods (BRF).

A desgraça da Petrobras é bem conhecida nos mercados.

Em 2014, na lista da Forbes, a nossa petroleira caiu mais de 400 posições saindo de 30ª para 416ª . Uma queda abissal que reflete o quanto a corrupção e a má gestão destruíram o valor da nossa empresa e prejudicaram os seus acionistas.

Muitos irão dizer que o preço do barril do petróleo foi quem derrubou a Petrobras. Mas, infelizmente, isso não é verdade.

Quando comparamos a Petrobras com outra petroleira como a Exxon Mobil, por exemplo, vemos que no mesmo período do gráfico (5 anos) a Exxon perdeu apenas 7% do seu valor de mercado enquanto a Petrobras perdeu mais de 84%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário