sexta-feira, 19 de abril de 2019

Magnesita

Magnesita




Ir para navegaçãoIr para pesquisa


A magnesita é um mineral com a fórmula química Mg 3 ( carbonato de magnésio ). Ferro , manganês , cobalto e níquel podem ocorrer como misturas, mas apenas em pequenas quantidades.
A magnesita ocorre como veias e um produto de alteração de rochas ultramáficas , serpentinito e outros tipos de rochas ricas em magnésio em terrenos metamórficos de contato e regionais Estes magnesitos são frequentemente criptocristalinos e contêm sílica na forma de opala ou sílex .
A magnesita também está presente dentro do regolito acima das rochas ultramáficas como um carbonato secundário dentro do solo e subsolo , onde é depositado como uma consequência da dissolução de minerais portadores de magnésio pelo dióxido de carbono nas águas subterrâneas.

Formação 

A magnesita pode ser formada via metassomatismo de carbonato de talco de peridotito e outras rochas ultramáficas. A magnesita é formada através da carbonatação da olivina na presença de água e dióxido de carbono a temperaturas elevadas e altas pressões típicas da fácies xistosa .
A magnesita também pode ser formada através da carbonatação da serpentina de magnésio (lagartite) através da seguinte reação :
2 Mg 3 Si 2 O 5 (OH) 4 + 3 CO 2? Mg 3 Si 4 O 10 (OH) 2 + 3 MgCO 3 + 3 H 2 O.
No entanto, ao realizar esta reação em laboratório, a forma tri-hidratada de carbonato de magnésio (nesqueonita) se formará à temperatura ambiente.  Essa mesma observação levou à postulação de uma "barreira de desidratação" envolvida na formação de baixa temperatura do carbonato de magnésio anidro.  Experiências de laboratório com a formamida , um líquido que se assemelha a água, mostraram como essa barreira de desidratação não pode estar envolvida. A dificuldade fundamental para nuclear carbonato de magnésio anidro permanece quando se utiliza esta solução não aquosa. Não desidratação de cátion, mas sim a configuração espacial de ânions de carbonato cria a barreira na nucleação de baixa temperatura de magnesita. 
A magnesita foi encontrada em sedimentos, cavernas e solos modernos. Sabe-se que a sua baixa temperatura (cerca de 40 ° C [104 ° F]) exige alternâncias entre a precipitação e os intervalos de dissolução. 

Magnesita em uma forma natural (de Lubeník na Eslováquia)
A magnesita foi detectada no meteorito ALH84001 e no próprio planeta Marte . A magnesita foi identificada em Marte usando espectroscopia de infravermelho da órbita de satélite. ]Ainda existe controvérsia sobre a temperatura de formação desta magnesita. A formação de baixa temperatura tem sido sugerida para a magnesita do meteorito ALH84001 derivado de Marte.  A formação a baixa temperatura da magnesita pode ser importante para o sequestro de carbono em larga escala 
olivina rica em magnésio ( forsterita ) favorece a produção de magnesita a partir de peridotito. A olivina rica em ferro ( faialite ) favorece a produção de composições de magnetita-magnesita-sílica.
A magnesita também pode ser formada por metassomatismo em depósitos de skarn , em calcários dolomíticos , associados a volastonite , periclase e talco .

Usos 


Grânulos de magnesita tingidos e polidos

Magnesita de Salem
Semelhante à produção de cal, a magnesita pode ser queimada na presença de carvão para produzir MgO , que, na forma de um mineral, é conhecido como periclase . Grandes quantidades de magnesita são queimadas para produzir óxido de magnésio : um importante material refratário usado como forro em altos-fornos , fornos e incineradoresAs temperaturas de calcinação determinam a reatividade dos produtos de óxido resultantes e as classificações de luz queimada e queimada referem-se à área de superfície e à reatividade resultante do produto, tipicamente conforme determinado por uma métrica industrial do número de iodo. O produto "queimado com luz" geralmente se refere à calcinação que começa em 450 ° C e segue para um limite superior de 900 ° C - o que resulta em boa área de superfície e reatividade. Acima de 900 ° C, o material perde sua estrutura reativa cristalina e reverte para o produto quimicamente inerte "queimado" - que é preferido para uso em materiais refratários, como revestimentos de fornos.
A magnesita também pode ser usada como aglutinante em material de revestimento ( mesa de magnesita ).  Além disso, está sendo usado como catalisador e enchimento na produção de borracha sintética e na preparação de produtos químicos e fertilizantes de magnésio.
No ensaio de fogo, copelas magnesite pode ser utilizado para cupellation como a copela magnesita irá resistir às altas temperaturas envolvidas.
Magnesita pode ser cortada, perfurada e polida para formar contas que são usadas na fabricação de jóias. As esferas de magnesita podem ser tingidas em um amplo espectro de cores fortes, incluindo uma cor azul clara que imita a aparência de turquesa .
Pesquisas estão sendo conduzidas para avaliar a praticidade de sequestrar o dióxido de carbono ( GEE) de gases de efeito estufa em larga escala .


Fonte: Wikipédia


Nenhum comentário:

Postar um comentário